Fichamento Immanuel Kant Fundamenta O Da Metaf Sica Dos Costumes

3754 palavras 16 páginas
LUCAS YUZO ABE TANAKA

FICHAMENTO: KANT, IMMANUEL. FUDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES.

MARINGÁ
2015

LUCAS YUZO ABE TANAKA

FICHAMENTO: KANT, IMMANUEL. FUDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES.

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Fundamentos dos Direitos de Personalidade, no programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências Jurídicas.

Profº. Dr. Cleber Otero

MARINGÁ
2015

FICHAMENTO

FICHAMENTO: KANT, IMMANUEL. FUDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES.

Em seu prefácio o autor explica que a filosofia material trata-se de uma ciência ética, chamando-se de Teoria dos Costumes, que seriam determinados objetos bem como as leis que estão submetidas, sendo que poderia ser leis da natureza ou da liberdade.
Ainda traz a ideia de Metafísica que seria quando as doutrinas se apoiam em princípios a priori e limita-se a determinados objetos.
A metafísica dos costumes seria necessária para verificar a fonte dos princípios que residem a nossa razão, bem como é importante, pois os costumes quando não houver norma para seu julgamento está sujeito a contaminações. O autor explica que “aquilo que deve ser moralmente bom não basta que seja conforme a lei moral, mas tem também que cumprir-se por amor dessa mesma lei”1. O autor com a obra busca a fixação do principio da moralidade.
Na primeira secção (Transição do conhecimento da razão vulgar para o conhecimento filosófico) o ponto de partida é a Boa Vontade. Considera-se bom a Boa Vontade, desde que não sejam prejudiciais, pelo que, a boa vontade seria a condição indispensável das pessoas serem dignas de felicidade, sendo que não adianta ter qualidades se não houver boa vontade, pois estas qualidades podem ser desvirtuadas se não tiver uma boa vontade. A boa vontade está esta no valor de nossos atos, sendo que para Kant nada seria bom se não fosse a Boa Vontade, pois

Relacionados