Fichamento III Espa O Urbano

334 palavras 2 páginas
No entendimento do texto, é possível analisar que o autor define como espaço urbano um conjunto de diferentes espaços aglomerados entre si, que pode ser abordado e analisado de várias formas, como por exemplo, um conjunto de pontos, linhas e áreas ou como uma estrutura social, com processos e funções urbanas. O espaço urbano é composto pelos diferentes usos da terra, e é fragmentado em diversas áreas: centro da cidade, área industrial e área residencial, e esses fragmentos são articulados, pois ocorrem relações espaciais\sociais entre eles, o que torna o espaço urbano um fator condicionante da sociedade que vive nele.
O processo de produção do espaço urbano se dá a partir das ações de agentes que produzem e consomem o espaço, agentes sociais, como os proprietários dos meios de produção, as grandes industriais, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o estado e os grupos sociais excluídos.
A cidade possui estratégias e ações para um processo de desenvolvimento do espaço, pois na cidade capitalista a prioridade é a acumulação de capital e a reprodução social, e são nas grandes cidades que ocorrem vários desses processos sociais, há um grande acumulo de capital e uma significativa reprodução social, ou seja, as grandes cidades são aliadas do desenvolvimento, pois formam um ambiente propício para o desempenho das atividades, formando assim um espaço urbano segregado, onde a distribuição espacial das atividades irá constituir a própria organização espacial urbana. Os processos sociais e suas respectivas formas são: Centralização e área central, descentralização e os núcleos secundários, coesão e as áreas especializadas, segregação e as áreas sociais, dinâmica espacial da segregação, inércia e as áreas cristalizadas, apesar de divididos para serem caracterizados, os processos sociais são complementares.
O autor do texto quis contribuir para uma melhor compreensão da cidade, considerando-a como um espaço urbano, usando de diferentes análises

Relacionados

  • NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
    19431 palavras | 78 páginas
  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas