Fichamento: IGLESIAS, Francisco J. Merchán. Reflexiones sobre el uso de uma metodologia investigativa em la enseñanza-aprendizaje...

1190 palavras 5 páginas
Fichamento:
IGLESIAS, Francisco J. Merchán. Reflexiones sobre el uso de uma metodologia investigativa em la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Sociales en la adolescência. Investigación em la escuela. Nº2, 1987.

INTRODUÇÃO
O autor começa explanando que surgiu, entre os educadores, uma necessidade de métodos mais eficazes para o ensino. Por esta razão estão cada dia mais abandonando os caminhos mais tradicionais.
Segundo o autor, os apontamentos advindos da Psicologia cognitiva e dos planejamentos pedagógicos levaram a criação de modelos alternativos que levam em consideração essas necessidades.
Esses apontamentos tiveram uma maior incisão dentro das matérias de Ciências Sociais, pois nesta já ocorria uma busca por modelos alternativos de ensino.
O autor fala dos efeitos ocorrido na disciplina da geografia, e que ela teria tido grandes experiências que seriam de muita valia aos interesses didáticos, excetuando à área de geografia natural. No entanto na área de História, houve um grande receio nessas novas abordagens e reflexões, por haver um sentimento de perda da parte essencial da disciplina
O autor alega que nos ensinos médios, e até mesmo no bacharelado, há uma resistência a ruptura com o método tradicional de “transmissão da ciência” que procura definir conteúdos tidos como “universais”.
Assim o texto propõe a criação de métodos de ensino que proporcionem melhores condições investigativas, nas disciplinas de Geografia Humana e História, entre alunos de 14 e 15 anos.
FUNDAMENTOS
O autor se fundamenta na crença de que um ensino baseado na transmissão do conhecimento unidirecional é inviável, pois não garante o aprendizado nos alunos que necessitam de um estímulo específico para poderem de fato aprender.
Lembra também, o autor, que existe um outro modelo chamado de “ativo”. Este colocaria os alunos a fazer diversas atividades sobre um determinado conteúdo. No caso de História e Geografia, essas atividades assumiriam a forma de extensos

Relacionados