Fichamento ideologia alemã marx

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Este livro foi escrito em coautoria em 1845, mas apenas veio a público em 1933, muito depois da morte de Marx. Na introdução afirma-se que de 1842 a 1845 a Alemanha sofreu uma revolução no campo do pensamento, em que os heróis do pensamento foram derrubados um a um e os valores substituídos. Depois eles afirmam que pretendem dar o justo valor a essa charlatanice filosófica, que chega a despertarno coração do honesto burguês alemão um agradável sentimento nacional, para se ter uma ideia concreta da mesquinhez, do espírito provinciano e limitado de todo esse movimento jovem-hegeliano, e especialmente do contraste tragicômico entre as façanhas reais desses heróis e suas ilusões a respeito delas.
A IDEOLOGIA EM GERAL E EM PARTICULAR A IDEOLOGIA ALEMÃ
Os autores iniciam afirmando que acrítica alemã em todos os seus esforços não deixou o terreno da filosofia e todas as questões partiram do sistema hegeliano. A polêmica que travam contra Hegel limita-se ao seguinte: cada um isola um aspecto do sistema hegeliano e o faz voltar-se ao mesmo tempo contra todo o sistema e contra os aspectos isolados pelos outros. Começou-se por escolher categorias hegelianas puras, não-falsificadas,tais como a Substância, a Consciência de si, para mais tarde profanarem-se essas mesmas categorias, com termos mais temporais, como o Gênero, o Único, o Homem, etc. Toda a crítica alemã limita-se à crítica de representações religiosas. Os jovens hegelianos criticaram tudo na religião, ao passo que os velhos hegelianos compreenderam tudo a partir da religião como sendo o verdadeiro vínculo dahumanidade. Para os primeiros, todos os atos dos homens são produtos de sua consciência, eles propõem trocar a consciência atual pela consciência humana, mas os autores os criticam por se oporem unicamente contra a atual “fraseologia”, opondo a ela outra “fraseologia”.
Nenhum desses filósofos teve a ideia de ligar a filosofia alemã com a realidade alemã. Segundo os autores, a primeira condição de todaa história humana é, naturalmente, a existência de seres humanos vivos. Os homens se distinguem dos animais porque produzem seus meios de existência, sua vida material. A maneira como os homens manifestam sua produção reflete o que eles são. O que os indivíduos são depende das condições materiais de sua produção. Essa produção só aparece com o aumento da população. A produção pressupõe ointercâmbio dos indivíduos entre si. As relações entre as diferentes nações dependem do estágio de desenvolvimento em cada uma delas se encontra, no que concerne às forças produtivas, à divisão do trabalho e às relações internas. Reconhece-se de maneira mais patente o grau de desenvolvimento alcançado pelas forças produtivas de uma nação pelo grau de desenvolvimento alcançado pela divisão do trabalho. Adivisão de trabalho em uma nação gera a separação de trabalho agrícola do industrial e comercial, o que gera uma oposição entre campo e cidade. A primeira forma de propriedade é a propriedade tribal, que pressupõe uma grande quantidade de terras incultas.
A segunda forma de propriedade é a propriedade comunal e propriedade do Estado, encontrada na Antiguidade e proveniente sobretudo da reunião devárias tribos em uma única cidade, por contrato ou por conquista, e na qual subsiste a escravidão. Até agora, fez-se da guerra, da violência, da pilhagem a força motriz da história. Para o povo bárbaro conquistador, a guerra é um modo normal de intercâmbio à medida que o crescimento da população cria a necessidade de novos meios de produção. Os plebeus estavam em uma situação intermediária entreos escravos e os homens livres. Começou a haver concentração da propriedade privada nas mãos de poucos.
A terceira forma de propriedade é a feudal. A Idade Média partia do campo, ao contrário da Antiguidade. Isso foi causado pela diminuição da população e a influência da organização militar dos germanos. A classe diretamente produtiva não é mais os escravos, mas os pequenos camponeses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • A ideologia alemã de Marx
  • "A Ideologia Alemã" de Karl Marx
  • Fichamento- A ideologia Alemã
  • Resenha A Ideologia Alemã (Marx e Engels)
  • Fichamento MARX ENGELS Ideologia Alem
  • parte da resenha ideologia alemã- Karl Marx
  • Trabalho sobre marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!