Fichamento: ideias principais de Ruy Mauro Marini

3481 palavras 14 páginas
Fichamento: ideias principais de Ruy Mauro Marini

Pg 15
Capítulo 1 – O pensamento de Ruy Mauro Marini e sua atualidade para as ciências sociais

- o pensamento de Marini é, ainda, paradoxalmente pouco conhecido no Brasil devido a várias razões: 1) o golpe militar de 1964; 2) a derrota dos movimentos revolucionários na América Latina, nos anos de 1970; 3) o fato de que a estratégia burguesa de redemocratização articulou um novo consenso ideológico e encontrou campo de atuação específico nas ciências sociais.

Pg 16
A economia política Mariniana
- pode-se situar entre 1969 e 1979 a primeira fase de desenvolvimento da economia política formulada por Marini. Esta se desenvolve a partir de um conjunto de textos do autor: Dialética da dependência; As rasões do neodesenvolvimentismo: resposta a F.H Cardoso e J. Serra e O ciclo do capital na economia dependente.
- teses principais da economia política da dependência formulada por Marini: compreensão do capitalismo como sistema mundial hierarquizado, monopólico e desigual que produz e reproduz padrões nacionais/locais distintos de acumulação; a superexploração do trabalho (caracterizada pela queda dos preços da força de trabalho abaixo de seu valor devido à quatro mecanismos); a maisvalia extraordinária (que desvaloriza individualmente as mercadorias, mas mantém seu valor social, uma vez que está fundada no monopólio tecnológico, ampliando a massa física das mercadorias).

Pg 18
- diante da apropriação de mais-valia findada no dinamismo tecnológico do segmento de bens de consumo suntuário, o segmento de bens de consumo necessário busca reagir.
- suas são as formas de fazê-lo: a primeira, própria dos países centrais, é neutralizar parcialmente o monopólio do setor de bens de consumo de luxo pela via da competição tecnológica. Mas, os monopólios intrassetoriais reduzir-se-ão e as mercadorias que compõem o valor da força de trabalho desvalorizar-se-ão socialmente, produzindo mais-valia relativa. A

Relacionados

  • A teoria do subimperialismo em Ruy Mauro Marini
    89615 palavras | 359 páginas
  • Sociologia Ensino M dio
    114010 palavras | 457 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas