Fichamento IAU O que é cidade

2013 palavras 9 páginas
Por: Raína Basttos

FICHAMENTO 01
FICHA BIBLIOGRÁFICA
O que é Cidade
Autora: Raquel Rolnik
4ª Edição Revisada e Atualizada
Editora: Brasiliense – São Paulo
2012

O livro “O que é Cidade” de Raquel Rolnik tem como objetivo principal enfatizar definições sobre a cidade por meio de analogias, com aspectos comuns e essenciais ao conceito de cidade. A obra também faz referências históricas que servem como elementos de comparação para auxiliar o leitor à entender a evolução da cidade. Rolnik fala sobre os fenômenos urbanos, a origem, o desenvolvimento e os principais aspectos de cada Polis.
Segundo Raquel Rolnik (2012, p. 8) “A cidade é uma obra coletiva que desafia a natureza”, logo, a gestão coletiva é sempre presente em uma sociedade. Há uma breve comparação da cidade contemporânea com as cidades mais antigas, considerando as de hoje, segundo a autora (2012, p. 9) como um “fluxo de mercadorias, pessoas e capital em ritmo cada vez mais acelerado.” Segundo Raquel (2012, p.19) “nunca se está só, mesmo que o próximo ser humano esteja para além da parede do apartamento vizinho ou num veículo no trânsito”, ao dizer isso a autora demonstra fatos corriqueiros e verdadeiros, e toda essa aglomeração de indivíduos ela define por “massa”, o que constitui também a cidade.

No segundo capítulo, o livro “O que é a cidade”, Raquel Rolnik conceitua em três tópicos;
Primeiro a cidade como um Imã, que subtende que as construções implicam num trabalho organizado, que supre as necessidade num padrão em cada tipo de sociedade, primeiramente os construtores de templos assim que era erguido num terreno natural, era como se estivesse tendo domínio da natureza, um exemplo dado por Rolnik foi a Torre de Babel, segundo ela (2012, p. 14 e 15) “O mito de Babel expressa a luta do homem por ser espaço vital, no momento da sedentarização.” Raquel também se referiu ao contexto de cidade como uma forma de escrita. Os dois, segundo a autora (2012, p. 17) “são impulsionados pela

Relacionados

  • cultura regional específica e crítica na arquitetura contemporânea
    4264 palavras | 18 páginas
  • Guia de vigilância epidemiológica
    107750 palavras | 431 páginas