Fichamento IAU O que é cidade

Páginas: 9 (2013 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
Por: Raína Basttos

FICHAMENTO 01
FICHA BIBLIOGRÁFICA
O que é Cidade
Autora: Raquel Rolnik
4ª Edição Revisada e Atualizada
Editora: Brasiliense – São Paulo
2012

O livro “O que é Cidade” de Raquel Rolnik tem como objetivo principal enfatizar definições sobre a cidade por meio de analogias, com aspectos comuns e essenciais ao conceito de cidade. A obra também faz referênciashistóricas que servem como elementos de comparação para auxiliar o leitor à entender a evolução da cidade. Rolnik fala sobre os fenômenos urbanos, a origem, o desenvolvimento e os principais aspectos de cada Polis.
Segundo Raquel Rolnik (2012, p. 8) “A cidade é uma obra coletiva que desafia a natureza”, logo, a gestão coletiva é sempre presente em uma sociedade. Há uma breve comparação da cidadecontemporânea com as cidades mais antigas, considerando as de hoje, segundo a autora (2012, p. 9) como um “fluxo de mercadorias, pessoas e capital em ritmo cada vez mais acelerado.” Segundo Raquel (2012, p.19) “nunca se está só, mesmo que o próximo ser humano esteja para além da parede do apartamento vizinho ou num veículo no trânsito”, ao dizer isso a autora demonstra fatos corriqueiros e verdadeiros, etoda essa aglomeração de indivíduos ela define por “massa”, o que constitui também a cidade. 

No segundo capítulo, o livro “O que é a cidade”, Raquel Rolnik conceitua em três tópicos;
Primeiro a cidade como um Imã, que subtende que as construções implicam num trabalho organizado, que supre as necessidade num padrão em cada tipo de sociedade, primeiramente os construtores de templos assim queera erguido num terreno natural, era como se estivesse tendo domínio da natureza, um exemplo dado por Rolnik foi a Torre de Babel, segundo ela (2012, p. 14 e 15) “O mito de Babel expressa a luta do homem por ser espaço vital, no momento da sedentarização.” Raquel também se referiu ao contexto de cidade como uma forma de escrita. Os dois, segundo a autora (2012, p. 17) “são impulsionados pelanecessidade de memorização, medida e gestão do trabalho coletivo.” A própria arquitetura urbanista cumpre o papel de fixar a memória juntamente com documentos e textos que a cidade produz. Em seguida a cidade como escrita, já existe uma maturação do homem ao suprir certas necessidades ai se registra a acumulação de riquezas de conhecimento, alem de toda experiência já adquirida tudo aquilo construídojá começa a denotar o seu próprio mundo é tudo mais concreto e particular, e por ultimo a cidade como mercado, e a necessidade da divisão de trabalho, para atender as necessidades a capacidade produtiva de cada um, tudo gira em torno de um centro de produção e consumo e assim a cena urbana gira totalmente em torno desse comercio, que segundo a autora (2012, p. 27) “Tudo isto se refere a um tipo deespaço que, ao concentrar e aglomerar as pessoas, intensifica as possibilidades de troca e colaboração entre os homens, potencializando sua capacidade produtiva.” Isto ocorre, principalmente, através da divisão do trabalho, onde, quando isolado, cada indivíduo deve produzir aquilo que consumirá.
Na antiguidade, houve um desenvolvimento de técnicas de trabalho que possibilitou a especializaçãodos ofícios. A junção das cidades criou condições para o florescimento de uma economia urbana, isto é, uma organização da produção baseada na de trabalho entre campo e cidade e entre diferentes cidades. Um belo exemplo dado pela autora, foi o Império Romano. Rolnik diz que (2012, p.30) “Hoje, a imagem da cidade como centro de produção e consumo domina totalmente a cena urbana. Nas cidadescontemporâneas, não há praticamente nenhum espaço que não seja investido pelo mercado.” E também, segundo a autora (2012, p.31) “Hoje, o mercado domina a cidade. Esta configuração é própria das cidades capitalistas, que começaram a se formar na Europa Ocidental ao final da Idade Média.” Há em comum nessas abordagens o entendimento do espaço urbano como um registro não só de práticas sociais, mas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO IAU
  • Fichamento O Que Cidade
  • Fichamento O que cidade
  • Fichamento O que é a cidade?
  • Fichamento "da cidade antiga a cidade clássica"
  • Fichamento do livro a cidade antiga
  • Fichamento Repensando a noção de cidade
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!