Fichamento Ianka

890 palavras 4 páginas
OBRA EM FICHAMENTO: ANDERY, Maria Amália, et al., Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica – Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2004.

“O homem é um ser natural, isto é, ele é um ser que faz parte integrante da natureza, não se poderia conceber o conjunto da natureza sem nela inserir a espécie humana” (p. 9).

“O homem também atua sobre a natureza em função de suas necessidades e o faz para sobreviver enquanto espécie. No entanto, diferentemente de outros animais, o homem não se limita à imediaticidade das situações com que se depara; ultrapassa limites, já que produz universalmente ( para além de sua sobrevivência pessoal e da sua prole), não se restringindo às necessidades que se revelam aqui e agora” (p. 10).

“A atuação do homem diferencia-se do animal porque, ao alterar a natureza, por meio de sua ação, torna-a humanizada; em outras palavras, a natureza adquire a marca da atividade humana. Ao mesmo tempo, o homem altera a si próprio por intermédio dessa interação; ele vai se construindo, vai se diferenciando cada vez mais das outras espécies animais”. (p. 10)

“É o processo de produção da existência humana porque o homem não só cria artefatos, instrumentos, como também desenvolve ideias (conhecimentos, valores, crenças) e mecanismos para sua elaboração (desenvolvimento do raciocínio, planejamento...). A criação de instrumentos, a formulação de ideias e formas específicas de elaborá-los – características identificadas como eminentemente humanas – são fruto da interação homem-natureza. Por mais sofisticadas que possam parecer, as ideias são produtos de e exprimem as relações que o homem estabelece com a natureza na qual se insere” (p. 10).

“(...) o ser humano não vive isoladamente, ao contrário, depende de outros para sobreviver. Há interdependência dos seres humanos em todas as formas da atividade humana; (...)” (p. 11).

“Na base de todas as relações humanas, determinando e condicionando a vida, está o trabalho – uma atividade humana

Relacionados