fichamento holocauslto brasileiro

2312 palavras 10 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PSICOLOGIA

ANA PAULA DA SILVA

HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Fichamento apresentado no curso de Psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Instrumentos de Introdução a Psicopatologia no 3º período, sob a orientação da Professora Lívia Ferreira.

Paripiranga
Abril de 2015
ARBEX, Daniela. Holocausto Brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

RESUMO: Daniela Arbex é uma renomada jornalista investigativa brasileira, formada em Comunicação Social, conquistou vários prêmios nacionais e internacionais com o seu trabalho. Autora do livro Holocausto Brasileiro, que trás em seu conteúdo histórias de funcionários e sobreviventes do maior hospício do Brasil, onde ocorreu o genocídio de sessenta mil pessoas. Local de abandono, desumanização, do roubo de vidas, do direito de viver, assim o Hospital Colônia de Barbacena tratava as pessoas indesejadas pela sociedade.
PARECER POR CAPÍTULO:
CAPITULO I: O PAVILHÃO AFONSO PENA
“Por isso, a colônia tornou-se destino de desafetos, homossexuais, militares políticos, mães solteiras, alcoolistas, mendigos, negros, pobres, pessoas sem documento e todos os tipos de indesejados, inclusive os chamados insanos.” (p. 25-26)
“Os deserdados sócias chegavam a Barbacena de vários cantos do Brasil. Eles abarrotavam os vagões de carga de maneira idêntica aos judeus levados, durante a Segunda Guerra Mundial, para os campos de concentração nazistas de Auschwwitz.” (p. 27)
→ Este capitulo conta uma parte da historia de Marlene Laureano em seu primeiro dia de trabalho na Colônia e quão chocada ficou com a realidade daquele local. Não tinha critério médico para as internações. Era o local de confinamento de pessoas indesejáveis em algum momento pela sociedade. A exemplo de Maria de Jesus, internada simplesmente por aparentar tristeza. A estimativa, segundo a autora, é que setenta por cento não sofria de nenhuma doença mental. Havendo uma

Relacionados