Fichamento - HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 1995. cap. Guerra Fria.

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
FICHAMENTO -

- Referência bibliográfica:

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 1995. cap. Guerra Fria.

- Introdução:

Este fichamento tem como objeto de estudo o texto "Guerra Fria", da obra "Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991", de Eric Hobsbawm. Com o fichamento, torna-se mais fácil e compreensível o conteúdo estudado,permitindo que se desenvolva uma melhor capacidade de leitura, bem como uma melhor apreensão das idéias trabalhadas.

- Contextualização do Autor:

Eric Hobsbawm nasceu, no ano de 1917, em Alexandria, no Egito e foi educado na Áustria, na Alemanha e na Inglaterra. Foi professor em diversas universidades da Europa e da América, lecionou até aposentar-se no Birkbeck College, da Universidade deLondres. Recebeu o título de doutor honoris causa de universidades de diversos países. Escreveu, entre outros, "A Era do Capital", "A Era dos Extremos", "A Era das Revoluções", "A Era dos Impérios", "Os Bandidos", ''Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo" e "Rebeldes Primitivos". O historiador, ao falecer em 1º de outubro de 2012, foi lembrado em obituários por seu marxismo militante durantea vida, tendo defendido, até mesmo, a URSS na época do Muro de Berlim.
Em sua obra analisada por esse fichamento (Era dos Extremos), Hobsbawn procurou mostrar uma visão diferenciada, pois analisou a história contemporânea de uma forma própria, ao deixar evidente que, para ele, o século XX se iniciou em 1914 com a Primeira Guerra Mundial e terminou em 1991 no desmoronamento da União das RepublicasSocialistas Soviéticas (URSS).
A diretriz seguida pelo autor foi com intenção de esclarecer a catástrofe humana que foi o breve século XX, ou seja, um número enorme de mortes sem precedentes históricos. Hobsbawm transmite para o leitor a desvalorização do individuo durante longos momentos deste século. 
Eric Hobsbawm, pertence a escola Marxista inglesa e conseqüentemente todo o seu referencialteórico está na abordagem de uma análise Marxsista. Porém, ele rejeita o Marxsismo meramente economicista, em que todo fato tem conseqüência econômica e com sua observação global da história, aponta para um novo panorama, seguindo uma linha de pensamento única na história contemporânea.
Em suma, a obra analisada é o testemunho do historiador sobre o século XX, é a visão dele sobre a "era dasilusões perdidas". O olhar novo e único do Hobsbawm mudou a forma de analisar-se todo esse século e, especificamente, a Guerra Fria.

- Teoria:

O tema central do texto analisado é a Guerra Fria. De um modo geral, a Guerra Fria, segundo Hobsbawm, teria durado 45 anos, sendo esses anos limitados pelo lançamento das bombas atômicas e seu fim com o fim da URSS. Para o autor, situada no fim da SegundaGuerra mundial, a Guerra Fria emerge como o antagonismo entre duas potências que possuiam características econômicas, políticas, sociais e culturais distintas. Tais potências seriam os EUA e a URSS.
Sobre os 45 anos, o historiador afirma que esse não foi um período homogêneo na história mundial, sendo, assim, dividido em duas metades: a primeira que vai do final da Segunda Guerra Mundial até osanos 70 e a segunda, que vai do início dos anos 70 até a dissolução da URSS em 1991. Durante a Guerra Fria, o que ocorria, na verdade, é que existia uma possibilidade de extrema grandeza de um conflito, e não era um conflito comum, e sim nuclear.
Ou seja, de uma forma genérica, Guerra Fria pode ser teorizada como um período da história mundial, caracterizado pelas constantes ameaças de confrontoentre as duas potências mundias que dividiam o mundo nesse período, de um lado os Estados Unidos, potência dominante do mundo capitalista, e do outro lado a União Soviética (URSS), potência dominante do mundo socialista. Denominado Guerra Fria, porque foi um período de ameças e tensão constante.

- Fontes:

Em seu texto, a fim de basear e reforçar suas teorias e ideias, bem como parar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • Fichamento: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos – o breve século XX (1914-1991)
  • Guerra fria – eric hobsbawm
  • Resenha do texto FIM DO SOCIALISMO. Era dos Extremos. O breve seculo XX .Eric J. Hobsbawm.
  • Resenha do texto FIM DO SOCIALISMO. Era dos Extremos. O breve seculo XX .Eric J. Hobsbawm.
  • Eric Hobsbawm. Globalização, Democracia e Terrorismo. São Paulo: Cia das letras, 2007.
  • Capítulo 8 Guerra Fria
  • HOBSBAWM, Eric. A história de baixo para cima. In:____. Sobre história: Ensaios. São Paulo: Companhia das...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!