FICHAMENTO:HISTORICIDADE DOS DIREITOS

809 palavras 4 páginas
Titulo: Fichamento de citações

Titulo: Historicidade dos Direitos

Referencia Bibliográfica: ALTAVILA, Jayme de. Origem do Direito dos Povos. 10 ed. – São Paulo: Ícone, 2004.

“O direito é o trabalho sem descanso e não somente o trabalho dos poderes públicos, como também de todo o povo. Se abraçarmos em um momento dado toda a sua historia. ele nos apresentará nada menos do que o espetáculo de toda uma nação, desenvolvendo sem cessar, para defender seu direito, tão penosos esforços quanto os que emprega para o desenvolvimento sem cessar para defender seu direito, tão penosos esforços quanto os que emprega para o desenvolvimento de sua atividade na esfera da produção econômica e intelectual.” (p. 9).

“A consciência jurídica do mundo assemelha-se a uma arvore ciclópica e milenária, de cujos galhos nodosos rebentam os densos ramos e, deles, a floração dos direitos.” (p. 9).

“Cada floração ao seu tempo, pareceu a melhor coisa que poderia ser outorgada a um escravo, bestializado pelos sofrimentos físicos e pelas torturas espirituais impostas pelos dogmas das religiões bárbaras.” (p. 10).

“Inspirados, em sua maioria, pelos deuses, aos déspotas oniscientes e por eles mandados insculpir em dioritos, tal o código de Hamurabi, ou gravar apressadamente em omoplatas de carneiro, tal as primeiras achegas do Alcorão, - esses direitos odoraram as épocas e foram, a um tempo, herméticos e equitativos.” (p. 10).

“E as legislações que foram substituindo, muitas vezes retrocederam, muitas vezes seguiram caminho enviesado, muitas vezes derivaram por uma Via Ápia cujos túmulos marcassem os seus sublimados precursores e os seus processos elaboratórios.” (p. 10).

“Naturalmente que, por falta de vibração, a lei se oxida, emperra e se gasta a sua finalidade, a exemplo dessas maquinarias que se decompõem lentamente, sob a lepra espessa da ferrugem, nos oitões das fabricas e das usinas. Outras maquinarias mais rendosas lhes tomaram o lugar e elas se tornaram esquecidas

Relacionados