Fichamento GUARINELLO, NORBERTO LUIZ. Império e Imperialismo - realidades antigas e conceitos contemporâneos. Pag(10-18)

1101 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de História
Disciplina: Historia Antiga
Curso: História Professor: Fábio Duarte Joly
Aluno: Guilherme Oliveira da Silva

Fichamento

Texto: GUARINELLO, NORBERTO LUIZ. Império e Imperialismo - realidades antigas e conceitos contemporâneos. Pag(10-18)

“Meu ponto de partida é o seguinte: o Império Romano não pode ser entendido nos mesmos termos que os Estados nacionais que se formaram no século XIX, sobretudo no que diz respeito à relação entre Estado e sociedade.” (pag.10)

“império e imperialismo são termos próximos, mas se referem, na verdade, a realidades bem distintas. Imperialismo é uma ação, política ou econômica de expansão ou dominação de um estado sobre o outros. Império é um Estado , por vezes o resultado da ação imperialista, mas que não se confunde com esta.” (pag.10)

“Proponho que partamos do resultado, o Império Romano, para estudarmos em seguida as causas da sua formação e pensarmos, por fim, nos resultados finais do imperialismo antigo. ’’(pag.10)

“O Império foi o resultado de um longo processo de conquista militar e centralização política, primeiro da cidade de Roma sobre a Itália, depois da própria península sobre as demais regiões que margeiam o Mediterrâneo.” (pag.10)

“o Império Romano não circunscreveu uma organização social homogenia e singular, mas agrupava ‘sociedades’ completamente distintas.” (pag.11)

“O Império Romano era um Império de cidades e, ao mesmo tempo, o Império de uma cidade.” (pag11)

“O preço da conquista foi a perda da liberdade política para os cidadãos de Roma e o aumento da concentração e diferenciação de riquezas entre os próprios cidadãos.” (pag.12)

“Latim e grego eram com efeito, línguas fracas usadas pelas elites e pela administração.” (pag.12)

“ O Império estendia-se por dezenas de povos e comunidades que preservavam sua tradições culturais, alimentares, familiares, suas roupas e

Relacionados