fichamento GONÇALVES, Joana Carla Soares; VIANNA, Nelson Solano. Capítulo 2 - Arquitetura e Clima in Iluminação e Arquitetura

839 palavras 4 páginas
CONFORTO AMBIENTAL I

FICHAMENTO

BIBLIOGRAFIA: GONÇALVES, Joana Carla Soares; VIANNA, Nelson Solano. Capítulo 2 - Arquitetura e Clima in Iluminação e Arquitetura. Ed. Geros Arquitetura, São Paulo, 2007.

PALAVRAS CHAVE: Homem, clima, arquitetura, conforto, adequação.

RESUMO:
O homem deve considerar as condições micro e macro climáticas da região de implantação de um projeto arquitetônico para que seja possível aproveitar ao máximo a radiação solar a seu favor. Ela é determinante de todos os fenômenos climáticos da terra, e por isso deve ser estudada em considerada em todos os casos para que nos aproximemos de uma vida mais digna e humana, sem lutar contra a natureza. Ela determina o aquecimento da atmosfera ao redor do homem, e através da evaporação da agua, determina a pressão atmosférica que influencia na formação de chuva e ventos.
Deve-se seguir os 3 passos para a efetuação de um projeto: conhecimento do clima, analise das exigências humana, e equilibro entre os dois primeiros passos.
A luz natural deve ser recebida de maneira adequada a cada tipo de clica e local, pois ao redor do mundo, ela varia muito.
Deve-se considerar a qualidade do ar local, pois a poluição reduz a quantidade de luz recebida. Da mesma forma, deve-se considerar as condições típicas de ceu da área de implantação.
Alem do clima, há outros fatores determinantes como a angulação dos raios solares, as diferentes latitudes e diferentes épocas do ano, e as morfologias do entorno, como massas de agua, vegetação, ou construções urbanas.

IDEAÇÃO:
O homem, o clima e a arquitetura são um todo indissolúvel e deve-se considerar as condições de seu local de introdução da arquitetura para que o clima favoreça a vida humana, economicamente e psicofisicamente.

CITAÇÕES:
“O clima como meio ambiente no qual o homem e arquitetura se inserem com todos as suas variáveis, extremamente mutável e muitas vezes incontrolável ” (p.11)
“A Radiação solar se

Relacionados