Fichamento Goldberger

979 palavras 4 páginas
UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Tecnologia
Departamento de Arquitetura e Urbanismo

GOLDBERGER, Paul. A relevância da arquitetura. São Paulo: BEI Comunicação, 2011.
Fichamento
Ao se falar em arquitetura, é de extrema relevância que esta mesma seja observada como um livro no qual está escrita toda a história de uma civilização. Os costumes do povo, como se organizavam, como viviam, e claro, como produziam arquitetonicamente. A importância da arquitetura está não apenas na finalidade de fornecer abrigo, mas de levar arte ao indivíduo, transmitir sensações e ser agradável tanto para quem a vê como para quem nela adentra.
O historiador Sir Nikolaus Pevsner escreveu que “Uma garagem de bicicleta é uma construção, a Catedral de Lincoln é arquitetura”, assim diferenciou a simples construção, da arquitetura. Esta última nada mais é que a construção concebida com o propósito de organizar e ordenar o espaço para atender a determinada finalidade, sendo dotada de uma determinada intenção. Intenção esta que dá o caráter de escolha do artista quanto ao modo de realizar a atividade e se expressar em determinado tempo.
Não se pode deixar de registrar a importância das edificações que não são obras-primas, pois são elas, principalmente, as narradoras do que somos e sobre o que desejamos construir. Hoje a afirmação de Pevsner não se sustenta mais. Essa diferenciação meio que se extingue e a arquitetura se torna uma construção de ordem prática, projetada para ser mais que isso. De acordo com a nova afirmação, qualquer construção que revele concretamente algum grau de intenção civilizatória, seria arquitetura. Arquitetura assim como a arte da pintura ou escultura, é dada em grande parte pela intenção, mas diferente destas duas últimas, ela deve manter um tênue e exato equilíbrio entre a arte e as exigências práticas de funcionalidade. Segundo Vitrúvio, “A arquitetura não é como um quadro, um romance ou um poema; seu papel é fornecer abrigo, e sua

Relacionados

  • plano de humanizaçao
    7198 palavras | 29 páginas
  • Tais Lie Okano1
    22132 palavras | 89 páginas