FICHAMENTO:GINZBURG,Carlos.“Unus testis – O extermínio dos judeus e o princípio da realidade” in Os fios e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007, pp. 210‐230.

755 palavras 4 páginas
FICHAMENTO:GINZBURG,Carlos.“Unus testis – O extermínio dos judeus e o princípio da realidade” in Os fios e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Cia. Das Letras, 2007, pp. 210‐230.

Carlos Ginzburg logo no começo do capitulo “Unus testis -O extermínio dos judeus e o principio da realidade” irá trazer uma crônicas escrita no inicio do século XIV pelo monge Guilherme de Nangis. Essa crônica, de acordo com Ginzburg remete à dois trechos da A guerra dos judeus , de Flavio Josefo, que foi amplamente conhecida na Idade Media e de fácil acesso para monges, mas não se pode dizer que os suicídios, descrito por Nangis, não ocorreram de fato.
A crônica traz a história de quarentas judeus( nessa época, há muitos relatos, sobre os judeus estarem sendo perseguidos e mortos pela crença de que traziam a Peste e outros males),que foram presos numa torre. Para não serem mortos pelas mãos do cristianismo, eles decidiram matar uns aos outros. Eles decidem que um velho muito respeitado e um jovem, ficariam encarregados disso, e após isso ocorrer o velho deveria ser morto pelo jovem, que logo em seguida deveria se suicidar.

O episódio não é, de per si, implausível. No entanto apresenta algumas inegáveis afinidade com dois trechos da A guerra dos judeus de Flavio Josefo. 1) O primeiro trecho (III,8)fala de quarenta indivíduos que, depois de terem se escondido numa gruta de Jotapata, na Galiléia, se suicidam todos, com exceção de dois: o próprio Josefo e um soldado seu amigo, que não aceita mata-lo; 2) o segundo descreve o célebre cerco de Massada, a desesperada resistência dos judeus reunidos dentro da fortaleza, seguida por um suicídio coletivo, também com duas exceções: duas mulheres (VII,8-9). (GINZBURG, Carlos, 2007. pag 212)

Para Ginzburg o que chama atenção é que em ambas descrições estão presentes duas testemunhas, dando espaço para o titulo do capitulo e para a frase jurídica testis unus, testi nullus(testemunho único, testemunho nulo) , pois um

Relacionados