Fichamento Gest o participativa

1332 palavras 6 páginas
A descentralização, tomada de decisão compartilhada, construção da autonomia e participação são facetas múltiplas da gestão democrática, diretamente associadas entre si e que tem a ver com as estruturas e expressões de poder na escolar, tal como indicado por Martins (2002) Em vista disso, ao se examinar a gestão democrática e todos os demais aspectos a ela relacionados, aponta-se para a necessidade de rompimento de estrutura de poder vigente de modo a propor uma expressão condizente com a nova orientação pretendida. No entanto, ao entender a gestão como paradigmática, cremos que o importante, antes e acima de tudo é romper com entendimento de que se tem uma estrutura como entidade fixa a ser dividida, de modo que ao se dar poder a um tira-se de outro. Esse entendimento se ajusta ao paradigma positivista, fragmentadora e utilitarista, orientador da administração e não da gestão.

(p. 100 § 1)

O exercício do poder constitui um fenômeno natural e inerente às interações que ocorrem em qualquer organização social.
( p. 100 § 2)

O exercício de poder ser expressa continuamente na construção da cultura escolar com um poderoso mecanismo que visa conformar condutas e homogeneizar maneiras de pensar. (Freitas, 1990)

( p. 100 § 2)

O poder é construído do mesmo modo como a cultura, a democracia, a descentralização e a autonomia o são.
(p. 101 § 1)

O exercício do poder na escola
O exercício do poder está associado à tomada de decisão sobre como agir em relação à realidade escolar, isto é, porque ela se manifesta como um poder de influência, uma vez comprometida com as ações necessárias à sua implementação. Como a tomada de decisão em si é inócua e só completa na ação, o poder é exercido não apenas por se tomar uma decisão, mas também por se pôr em pratica a decisão tomada.
(p. 103 § 1)
Verifica-se que quando novos membros passam a fazer parte da organização escolar as relações de poder são ameaçadas, passando o grupo a ativar suas energias no sentido de ajustamento

Relacionados

  • Parcerias publico-privadas no brasil
    14226 palavras | 57 páginas
  • Analise de viabilidade de investimento na franquia Prepara Cursos Profissionalizantes
    14399 palavras | 58 páginas
  • Projeto Gestao Ambiental Correcoes 14 1
    15832 palavras | 64 páginas