FICHAMENTO GARGARELLA

4656 palavras 19 páginas
CONFLITO ENTRE DOIS PROJETOS
Sofremos de uma falta de reflexão sobre os pré-requisitos econômicos dos sistemas institucionais que defendemos. Essa falta de reflexão político e acadêmico é notável, especialmente quando vemos como, durante séculos, a abordagem a estas questões foi o oposto - especialmente em estudos dentro do campo de pensamento igualitário.
Séculos atrás, os líderes políticos, assim como intelectuais ponderaram paralelamente na política e na economia. James Harriington que em 1656, tentou explicar como a sociedade poderia ser organizada de modo a colocá-lo a serviço dos ideais de autogoverno, defendi tal sentido, e acima de tudo, a adoção de regras rígidas para limitar a aquisição de terras e, assim, as profundas desigualdades em termos de riqueza.
Sua república ideal no momento estava ligada a uma sociedade igualitária, composto por cidadãos dedicados à agricultura. A vida econômica da sociedade, regida em Oceana a partir de uma lei agrária peculiar, perfeitamente articulada com uma variedade de regras adicionais para organizar a vida política, e que incluía referências à mistura de formas de vida política, e incluiu a partir de referências a formas mistas de governo para medidas obrigatórias para tornar a rotação de funcionários em suas posições (Harrington, 1656).
Esta parceria entre política e economia também podem ser encontradas nos escritos de inglês Thomas Paine, que cuidou de vincular o projeto com instituições políticas bem definidas também terminou um modelo de organização económica. Sua visão do desenho institucional atingiu sua mais alta expressão na Constituição da Pensilvânia 1776, o que ajudou projeto, que incluía, entre outras medidas, uma poderosa legislatura unicameral (que era a contrapartida de um Executivo enfraquecido), curto, rotação nos encargos, o direito de revogar mandatos, anunciando instâncias parlamentares e de discussão popular de sessões de contas.
Além disso, a visão de Paine sobre a organização econômica da

Relacionados

  • Fichamento do livro "as teorias da justiça depois de rawls", de roberto gargarella
    1122 palavras | 5 páginas
  • Fichamento textos
    2114 palavras | 9 páginas