Fichamento FRAMPTON,Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna - Capitulo 16

1216 palavras 5 páginas
UNIRP. Arquitetura e Urbanismo, 6° Período – Noturno. Turma 71361
Historia e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV
Docente: Dra. Mayara Dias
Discente: Fernanda Torres Bertolino, 20110476

Assunto: De Stijl: Evolução e dissolução do Neoplasticismo. Ficha n°: 000

Referencia bibliográfica completa: FRAMPTON,Kenneth. De Stijl: evolução e dissolução do Neoplasticismo. In: FRAMPTON,Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Cap. 16. p. 171-176

Biografia do Autor: Kenneth Frampton, nasceu em 1930 na cidade de Woking no Reino Unido, se formou em arquitetura na Architectual Association School of Architeture. É além de arquiteto, critico, historiador; professor na Universidade Columbia em Nova York onde mora. Ganhou o premio carreira da trienal de Lisboa Millenium BCP em 2013 com o livro que estamos estudando “Historia Critica da Arquitetura Moderna”

Resumo:

Em virtude da primeira Guerra Mundia formou-se um conceito voltado para o universal onde acreditavam que tudo que impedisse os novos avanços deveria ser destruído. Surgiu então na Holanda um movimento chamado De Stijl com a intenção de criar uma arte nova e internacional, com espirito de paz e harmonia, o que levou a evolução e dissolução do Neoplasticismo.

Com inicio 1917 teve seu auge entre 1921 e 1925 e não chegou nem a 14 anos de existência. Tinha como lema “expressar um novo ideal de harmonia espiritual e ordem”, Embora as origens desse movimento estejam nas artes decorativas esse movimento desenvolveu uma ornamentação que refletia a influencia do cubismo e rejeitava o artesanato em favor de uma arte mais geométrica.

De Stijl é também o nome de uma revista e até hoje não se sabe ao certo se a revista deu origem ao movimento ou se foi o contrario. Seus principais representantes foram Piet Mondrian (pintor), Theo van Doesburg (pintor, decorador e arquiteto) e Guerret Rietveld (arquiteto). O que compunha o estilo eram as três cores

Relacionados

  • arquitetura
    43861 palavras | 176 páginas
  • Historia da arte
    65004 palavras | 261 páginas
  • Diss Cristiane Bardese
    43255 palavras | 174 páginas