Fichamento formação economica do brasil

Páginas: 6 (1421 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
Cap. 30 A crise da economia cafeeira

* Na ultima década do século XIX a situação dos cafeicultores brasileira era muito favorável:
As plantações de café na Ásia estavam prejudicadas, nesse período o crédito concedido a eles aumentou, além do preço do café tem sido elevado através da depreciação do câmbio.
* Brasil detinha 75% da produção de café no mundo e isso possibilitou amanipulação da oferta por parte dos cafeicultores Brasileiros.
* Essa manipulação passou a ser feita no começo do sec. XX através do mecanismo de estoques que faziam com que a oferta se contraísse artificialmente. Esses estoques eram mantidos até uma época em que o preço estava mais favorável ou em épocas de colheita ruim.
* Com a crise de 1893 e 1897 o preço do cai espantosamente. Porém na 1ª criseo prejuízo dos cafeicultores foi diminuído com a desvalorização externa do câmbio fato que não pode ser repetido na segunda por insatisfação das camadas sociais.
* É nesse período em que a desvalorização cambial não pode mais ajudar os cafeicultores e que ocorrem as super safras que o Convênio de Taubaté acontece.
* É no Convênio de Taubaté que se definem as bases da política devalorização do café. Essa política consistia em:
a) Restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura do café, e o governo interviria no mercado comprando os excedentes.
b) O governo compraria o excedente com dinheiro de empréstimos estrangeiros.
c) Os juros desses empréstimos seriam pagos com um imposto cobrado em ouro por cada saca exportada.
d) Os governadores dos estados deveriamdesencorajar a formação de novas plantações, para solucionar o problema de superprodução em longo prazo.
* A manutenção de estoques pelo governo gerava um lucro grande para os cafeicultores e isso incentivava outros a produzirem café e consequentemente a gerar superprodução. Na época haviam percebido esse fato, porém, decidiram o ignorar o que gerou problemas mais adiante. Portanto, o mecanismo dedefesa da economia cafeeira era, em última instância, um processo de transferência para o futuro da solução de um problema que se tornaria cada vez mais grave
* A única maneira de se acabarem com as crises de superprodução era desestimulando a plantação. E oferecendo aos empresários outros tipos de investimento.
* Esse sistema de defesa da economia cafeeira perdurou com algumaeficiência até 1929 quando a grande crise mundial.
* Nessa época a procura pelo café estava estabilizada, mesmo que o nível de renda dos países importadores subisse a demanda por café continuava estável.
* O erro dessa política de proteção do café estava no fato de perceberem que o equilíbrio entre oferta e demanda estava nas mãos dos demandantes e não dos cafeicultores.
* Manter o preço docafé elevado era criar condições para que houvesse um desequilíbrio entre oferta e procura.
* Para que esse desequilíbrio não ocorresse era necessário que houvesse um desestimulo a plantação de café. E para isso era necessário que houvesse outra alternativa de investimento para os empresários cafeeiros investissem seus lucros.
* Como a expansão da demanda pelo café não crescia, e o seu preçoera mantido através da política de estoques a quantidade desses aumentou muito. E em 1929 o valor dos estoques correspondia a 10% do valor do PIB da época.
* Essa política de estoque gerou no país na década de 1920 um grande índice inflacionário, decorrente dos empréstimos feitos exterior visando financiar os estoques.
* Com a grande quantidade de divisas entrando no país a partir da dec.de 20 pelos empréstimos e pelos investimentos externos feitos no pais na época deu condições para que o país adotasse a conversibilidade do padrão ouro.
* Porem a conversibilidade durou pouco tempo, com a crise de 1929 a retirada de moeda estrangeira foi rapidamente acionada pelos investidores.

Cap. 31

* Quando a crise de 1929 começou o café estava em seu auge de produtividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação Econômica do Brasil
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Formação economica do Brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA DO BRASIL
  • formacao economica do brasil
  • Formação Econômica do Brasil
  • Formação economica do brasil
  • Formação econômica do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!