Fichamento - formação de professores:identidade e saberes da docência

Páginas: 30 (7429 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Formação de professores: identidade e saberes da docência

Selma Garrido Pimenta



A autora se contrapõe a corrente de desvalorização do professor e às concepções que o consideram como simples técnico reprodutor de conhecimentos e/ ou monitor de programas pré-elaborados. Ela acredita que investir na formação de professores é extremamente necessário na sociedade contemporânea, uma vez que,estes são os mediadores dos processos de constituição da cidadania dos alunos.

Por que repensar a formação inicial e contínua a partir da análise das práticas pedagógicas e docentes? Porque é preciso compreender quais as mediações (ações dos docentes, dos alunos, dos pais; decorrentes do funcionamento das organizações escolares, das políticas curriculares e dos sistemas de ensino e dasinovações educativas) em que são produzidas as desigualdades nas práticas pedagógica e docente nas organizações escolares.

As recentes investigações das ciências da educação produzem teorias que não são praticadas pelos professores e pelas organizações escolares. Pesquisas que analisam a prática docente indagam essa ocorrência e , por isso, colocam em foco a formação dos professores – a inicial e acontínua. (investir na formação de professores para pensar a sua prática a partir da sua própria prática e não por teorias produzidas fora do espaço escolar).

PESQUISA ( As questões burocráticas e cartoriais que envolvem o currículo formal e respectivamente os conteúdos e atividades de estágio nos cursos de formação inicial impedem que as contradições existentes na prática social de educar sejamvistas, culminando em um impasse para a construção de uma nova identidade do futuro professor. Igualmente ineficientes têm sido os programas que visam à formação contínua, em que prevalece a realização de cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos de ensino, no que diz respeito a alteração positiva da prática docente, extirpando assim, as situações de fracasso escolar, pois a prática docentee pedagógica é desprivilegiada no contexto de desenvolvimento dos mesmos.

Opondo-se totalmente a esse contexto as pesquisas sobre a prática anunciam novos caminhos para a formação docente: discutir a identidade profissional do professor, tendo como um de seus aspectos a questão dos saberes que configuram a docência.

A autora vai expor reflexões, com o desafio de colaborar para a formação deprofessores. As suas pesquisas em didática, na formação inicial de professores, privilegia a reflexão dos alunos e a constituição de suas identidades como professores. Acredita que ressignificar os processos formativos significa reconsiderar os saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise. (Observar e analisar a prática pedagógica edocente para dar sentido aos saberes que são necessários à constituição da identidade docente no processo de formação e não simplesmente aplicar teorias que advém de produções científicas distantes da realidade escolar).



Colaborando na construção da identidade do professor – alguns pressupostos



A autora acredita que para haver um trabalho interdisciplinar e coletivo nas escolas éessencial que os professores tenham passado por uma experiência de desafio ao conviver com futuros professores de outras áreas do ensino (letras, física, matemática, etc.) diferentes da sua durante o curso de formação inicial.

CITAÇÃO ( Para além da finalidade de conferir uma habilitação legal ao exercício profissional da docência, do curso de formação inicial se espera que forme o professor. Ou quecolabore para sua formação. Melhor seria dizer que colabore para o exercício de sua atividade docente, uma vez que professorar não é uma atividade burocrática para a qual se adquire conhecimentos e habilidades técnico-mecânicas. Dada a natureza do trabalho docente, que é ensinar como contribuição ao processo de humanização dos alunos historicamente situados, espera-se da licenciatura que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de professores: identidade e saberes da docência
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES E SABERES DA DOCÊNCIA
  • Formação de professores: identidade e saberes da docência
  • Resumo
  • Formação de professores
  • Diversos formação de professores: identidade e saberes da docência
  • Resenha: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Síntese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!