Fichamento- Footballmania Cap 2

5728 palavras 23 páginas
Fichamento

PEREIRA, Leonardo Afonso de Miranda. O Orgulho da nação. IN: Footballmania: Uma história social do futebol no Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. RJ, 2000.

- Desacostumados a espetáculos que juntassem em um mesmo grito grupos tão diferenciados, os observadores ali presentes tentavam explicar os motivos que levavam àquele estranho fenômeno: tratava-se de um “movimento patriótico”, uma defesa da nação nos campos... (105)
- Sobre o cronista Paulo Barreto: Tanto entusiasmo o levava, por fim, a expressar claramente o sentido patriótico de seu entusiasmo pelo jogo: “Há um jogo que eu amo mais que todos: o foot-ball; há uma ideia que eu não posso desraigar: a da pátria.” (106)
- Em relação aos jogos disputas contra a seleção argentina no Rio de Janeiro: “Mais do que uma taça, estava em jogo, para torcedores de segmentos diversos, o próprio orgulho da nação – na cristalização de um sentimento nacional que começava a mostrar sua força social em terras cariocas.” (106)
- Para grande parte dos estudiosos do nacionalismo em terras brasileiras, seria somente na década de 1930, com o advento do Estado Novo, que ele ter-se-ia tornado uma questão importante para os sujeitos poucos afeitos as debates intelectuais. Mesmo nesse momento, no entanto, tal impulso se consolidaria pela ação do poder público, encarregado de fazer do sentimento nacional um aliado da propaganda política do governo de Getúlio Vargas. (107)
- Seguindo as pistas deixadas por análises que já se encarregaram de mostrar a necessidade de buscar, no passado dos trabalhadores, os fios que permitiriam ao governo de Getúlio tecer suas redes de domínio, trata-se, assim, de fazer do futebol um meio de compreensão dos caminhos pelos quais se construiu socialmente o amplo sentimento de nacionalidade que começava a se fazer presente em momentos como o da disputa contra os argentinos. (107)
- Embora o movimento esportivo da cidade já caracterizasse para muitos uma “febre do foot-ball”, a atenção

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas