Fichamento Fon Tica E Fonologia Demerval Da Hora 1

1143 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
A Linguística pode ser definida como o estudo científico da estrutura da língua e reúne estudos em diversos campos dentre os quais estão a Fonologia (que se preocupa com as unidades linguísticas menores) e a Fonética. A Fonologia visa estudar sistematicamente os sons enquanto a Fonética estuda a produção, propagação e percepção dos sons.

FONÉTICA
Fonética é o estudo dos sons da fala, isto é, trabalha com os sons propriamente ditos, o modo como eles são produzidos, percebidos e quais aspectos físicos estão envolvidos na sua produção. É classificada em três áreas: Fonética Articulatória – estuda os sons do ponto de vista fisiológico, descrevendo e classificando os sons. Fonética Acústica - leva em conta as propriedades físicas do som (altura, intensidade, etc.), como os sons da fala chegam ao aparelho auditivo. Fonética Auditiva - concentra seus estudos na percepção do aparelho auditivo.

Aparelho Fonador
O som é formado em diversas partes do corpo: como pulmões, traqueia, laringe, epiglote, cordas vocais, glote, faringe, véu palatino, palato duro, palato mole, língua, dente, mandíbula, lábios e cavidades nasal, cujas funções primárias são de alimentação e respiração.
Todos os sons da fala humana, sejam vogais, consoantes ou semivogais (também denominadas de glides) são produzidos no trato vocal.
A direção do fluxo de ar determina o tipo de som formado: se tomar a direção do trato nasal formará um som nasal, se tomar a direção do trato vocal formará um som oral.
No trato vocal, temos um conjunto de articuladores que podem ser chamados de ativos ou passivos, de acordo com sua movimentação na formação do som.
Podemos classificar os sons linguísticos quanto ao modo articulação e quanto ao ponto de articulação.
Quanto ao modo de articulação, temos: a) oclusiva ou plosiva: o fluxo de ar sofre uma interrupção total; b) fricativa: o fluxo de ar sofre um estreitamento na passagem que resulta em um ruído semelhante ao de uma fricção; c) africada: há uma soma

Relacionados