Fichamento focillon, henri. “introdução”. in: arte do ocidente. a idade média românica e gótica.

602 palavras 3 páginas
FOCILLON, Henri. “Introdução”. In: Arte do Ocidente. A Idade Média românica e gótica. (p.15-23)

Sobre o Autor e a Obra
Nascido no dia 3 de março de 1881 na França, Henri Focillon foi um historiador de arte e inigualável professor. Trabalhou como professor de História da Arte na Universidade de Lyon, na École des Beaux-Arts, em Lyon, na Sorbonne, no Collège de France e nos Estados Unidos, onde ele foi para o exílio e ensinou na Universidade de Yale onde ele estava ensinando um curso de arqueologia desde 1940 e veio a falecer aos 62 anos de idade. Como historiador de arte, escreveu obras importantes sobre escultura românica e sobre a pintura européia do século XIX e XX. É também muito conhecido por seus trabalhos sobre arte medieval, chegando a publicar “Arte do Ocidente: a Idade Média românica e gótica”, livro que aborda a criação da cultura medieval.

Ideia Geral
O texto aborda como a Idade Média criou sua própria cultura a partir de influencias externas à Europa Ocidental e o papel da arquitetura como porta-voz de um pensamento original da época.

Ideias secundárias
O universo medieval foi ao longo do tempo construído com a ajuda de influências do Oriente (cristianismo, as Invasões) quanto do próprio ocidente (Grécia e Roma). Aos poucos esse novo universo foi se desligando destas antigas tradições e dando lugar a uma expressão original a partir do século XI: a civilização europeia na Idade Média.
A arquitetura tem papel fundamental na identidade desta civilização. Trata-se de um testemunho completo do homem medieval, é na arquitetura que se concentra o imaginário, as ciências exatas, a poesia e a literatura de um povo. Os inúmeros monumentos construídos nesta época tendiam para o colossal e estampavam o triunfo de uma civilização, podendo ser feita uma analogia aos monumentais palácios árabes. A pedra torna-se não apenas elemento estrutural como se transforma em escultura escondidas por uma camadas de pinturas coloridas. Escultura e arquitetura estão

Relacionados

  • Historia da arte
    65004 palavras | 261 páginas