Fichamento florestan fernandes 'o que é sociologia'

Páginas: 8 (1955 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
FERNANDES, Florestan. O que é a sociologia? [1959]. In: ___. Elementos da sociologia teórica. São Paulo/Rio de Janeiro: Edusp/ Companhia Editora Nacional, 1970, pp. 19-32.

1. Tema

Florestan Fernandes neste texto procura escrever um manual de sociologia, diferenciando o estudo dos fenômenos sociais com o ponto de referência da sociologia, ou seja, o estudo da ordem social, ou a teia einterações e relações sociais, com outras formas de vida em níveis diferentes de organização.
Comprovações:
“Por isso, seu ponto de referência, na descrição dos fenômenos sociais, não é o organismo, sua estrutura e mecanismos, mas, a própria teia de interações e relações sociais.” (pp.20- 21)
“Ou seja, em outras palavras: a ordem social, inerente às diversas modalidades de manifestação organizada davida, oferece o ponto de referência através do qual os fenômenos sociais devem ser descritos sociologicamente.” (p. 21)

2. Questões que o autor se propõe a responder no texto

As questões principais que o autor se propõe a responder são: o que é a sociologia, assim como qual é seu objeto de estudo; quais suas diferenças entre outras ciências, como a biologia e a psicologia que também estudamos seres humanos, porém em diferentes níveis de organização da vida; por que o homem e sua sociedade são objetos da sociologia.

3.Teses centrais do autor no texto

3.1 O autor depois de enumerar as diferenças entre cada nível de organização da vida (p.22), define qual o objeto da sociologia, ou seja, o estudo da ordem social ou teia de relações e interações sociais.

Comprovação:

“Emsíntese, a sociologia é a ciência que tem por objeto estudar a interação social dos seres vivos, nos diferentes níveis de organização da vida.” (p.31)

3.2 Florestan destaca o sociólogo sendo alguém que realiza estudos abstratos e que possui visões distintas de biólogos e psicólogos. Ele define uma de suas teses justamente relativizando a natureza da visão sociológica.

Resumidamente o sociólogoconcentra o foco de seus estudos nas relações e na estabilidade de ocorrências entre os indivíduos, enquanto esses outros profissionais focam no indivíduo em si. É importante ressaltar que nenhum indivíduo é facilmente divisível ao ser estudado, porém pode ser estudado com visões distintas.

Comprovações:

“Utilizando-o construtivamente, o sociólogo pode determinar, de modo imediato e unívoco,se dada condição, reação, tendência, comportamento ou processo é ou não social.” (p. 26)
“O sociólogo lida, assim, com aspectos e mecanismos da vida que são negligenciados pelo biólogo e pelo psicólogo (...) omitem a importância estrutural e dinâmica das condições coletivas de existência.” (p. 26)
“O sociólogo procura abstrair as condições e os processos propriamente sociais dos demais fenômenosda vida. Além disso, procura descobrir o que tais condições e processos representam para a existência, a sobrevivência e a evolução dos seres vivos.” (p. 29)

3.3 Outra questão do texto é porque a sociedade humana é estudada pela sociologia e outras organizações animais e vegetais não. O autor explica que nas outras formas de organização da vida há predominância de fatores orgânicos nasaglomerações, enquanto que nos homens existe outro grau de complexidade, como por exemplo a comunicação e a transmissão de herança cultural, não de ordem biológica, mas sim de ordem cultural.

Comprovações:

“Nesse caso, mecanismos organizatórios de base orgânica ou de origem superorgânica, coordenam as posições e regulam as atividades dos organismos, ajustando-as quer às necessidades deles comomembros individuais da coletividade, quer às necessidades da coletividade como um todo.” (p. 27)
“Nem toda modalidade de aglomeração ou de interação dos seres vivos é social, cabendo legitimamente no campo de investigação da sociologia (...) precisa apresentar algum padrão, por simples que seja, de composição do todo e de coordenação no todo.” (pp. 27-28)
“O que parece peculiar ao homem é o modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento florestan fernandes
  • SOCIOLOGIA DE FLORESTAN FERNANDES
  • fichamento do texto de florestan fernandes
  • A sociologia de florestan fernandes
  • Fichamento: fernando de azevedo e florestan fernandes
  • Florestan Fernandes- A herança intelectual da Sociologia
  • FICHAMENTO: FERNANDES, Florestan. “Revolução ou contra-revolução?” 1980
  • Florestan fernandes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!