Fichamento FEB I Virgílio Noya

900 palavras 4 páginas
5 – Conjuntura e Estrutura
Analisar o Brasil na perspectiva de longa duração, movimentos maleáveis e permanentes – Braudel.
5.1 – A crise do ouro brasileiro
Pós-guerra dos Sete Anos -> crises: política, comercial e econômica.
Crise política: relacionada à Colônia do Sacramento e ao Tratado de Madri de 1750. Impasse envolvia, também, índios e jesuítas.
Tratado D’el Pardo, 1761, Portugal e Espanha concordaram em declarar nulo o Tratado de Madri, permanecendo as missões com a Espanha e Sacramento com Portugal.
Guerra dos Sete Anos – choque de interesses faz haver uma inversão nas tradicionais alianças, França e Áustria numa guerra contra Inglaterra e Prússia.
Revezes sofrido pelos franceses e o fortalecimento inglês nas Antilhas.
Pacto de Família, 1761. Entrada da Espanha na guerra. Corte portuguesa aderiu ao Pacto sob pressão. Aí, então, Portugal quebra a sua neutralidade, após meio século.
Guerra na Europa repercutiu na América.
Na Europa: França pretendia conquistar o Brasil e Portugal tinha suas fronteiras violadas pelos espanhóis.
Aos planos franceses, justapunha-se o poderio marítimo inglês . Tratado de Paris torna a França um grande império colonial.
Tratado de Paris: obrigados, os espanhóis devolveram Sacramento a Portugal.
A guerra dos Sete Anos sobrecarregou Portugal, que se encontrava despreparado para a situação. Grande esforço para reunir exercito e recursos. O pós-guerra significou, para Portugal, um orçamento defasado pelas despesas de guerra.
Como nos períodos de guerra anteriores, no inicio da Guerra dos Sete Anos houve expansão do comercio colonial português e no pós-guerra retração. (diminuição das exportações brasileiras e baixa dos preços).
Anteriormente, a crise era compensada pela extração do ouro. Nesta situação, entretanto, ocorreu depressão geral. Crise no setor açucareiro e aurífero.
Crise do ouro reflete nos setores relacionados. Redução das importações de Portugal sobre a Inglaterra -> afeta cobrança nas taxas de

Relacionados