Fichamento Farmacolcogia

1132 palavras 5 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ANA LÚCIA VILANOVA FRANÇA

Comunicação tem remédio

Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade Ages como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da Farmacologia do 3º período, sob a orientação do professor Fabio Kovacivic Pacheco.

Paripiranga
Agosto 2013

FICHAMENTO
Referência Bibliográfica
SILVA, Maria Julia Paes da. Comunicação tem remédio: A comunicação nas relações interpessoais em saúde .7ª edição. São Paulo: Loyola, 2002.
Credencias da autora
Maria Julia Paes da Silva é doutora em enfermagem psiquiátrica; realizou cursos de especialização em comunicação e atualmente é professora de graduação e pós-graduação da escola de enfermagem da USP.

Resumo da obra A obra foca a importância de uma comunicação adequada, voltada aos profissionais de saúde para com os pacientes e equipe de trabalho. Podendo assim conciliar disciplina e afetividade, seja com os pacientes ou sua equipe de trabalho. O livro ressalta a necessidade de aprender a ouvir, buscar compreender as expressões, lidar com ética, quando for prestar cuidados aos pacientes hospitalizados. Voltando o olhar para aspectos emocionais e culturais de cada um. Uma vez que o paciente não é apenas uma maquina que precisa de ajuste, mas sim um ser humano que possui sentimentos e emoções distintas.

Capitulo I – A comunicação na área da saúde [...], “não se pode pensar na ação profissional sem levar em conta a importância do processo comunicativo nela inserida”. ( p. 13 ) Não se pode separar o emocional do fisiológico quando o assunto é ser humano.
Parecer: Diante o capitulo, a comunicação está inclusa nos fatores de recuperação do paciente. Tendo como base a ética, valores culturais e emocionais do individuo.
Capitulo II –

Relacionados