Fichamento etica a nicomanaco

342 palavras 2 páginas
Ética a Nicômaco

Capitulo 1

Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino – por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito (p.67)

[...] Por tudo isso, evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza; com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza. (p.67)

[...] Não é, pois, por natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes se geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito.(p.67)

[...] Por outro lado, de todas as coisas que nos vêm por natureza, primeiro adquirimos a potência e mais tarde exteriorizamos os atos. (p.67)

[...] Com as virtudes dá-se exatamente o oposto: adquirimo-las pelo exercício, como também sucede com as artes. (p.67)

[...] Ainda mais: é das mesmas causas e pelos mesmos meios que se gera e se destrói toda virtude, assim como toda arte: de tocar a lira surgem os bons e os maus músicos. Isso também vale para os arquitetos e todos os demais; Construindo bem, tornam-se bons arquitetos; construindo mal, maus. Se não fosse assim não haveria necessidades de mestres, e todos os homens teriam nascido bons ou maus em seu ofício. (p.67)

[...] Isso, pois, é o que também ocorre com as virtudes: pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos;pelo que fazemos em presença do perigo e pelo habito do medo ou da ousadia, nos tornamos valentes ou covardes.(PP.67 e 68)

[...] Numa palavra: as diferenças de caráter nascem de atividades semelhantes.É preciso,pois, atentar para a qualidade dos atos que praticamos,porquanto da sua diferença se pode aquilatar a diferença de caracteres. E não é coisa de somemos que desde a nossa juventude nos habituemos desta ou daquela maneira. Tem, pelo contrário, imensa importância, ou melhor: tudo

Relacionados