Fichamento Estruturas Geométricas: Exploração,Organizaão e Construção do conhecimento

442 palavras 2 páginas
Fichamento

Estruturas Geométricas: Exploração,Organizaão e Construção do conhecimento

Ricardo Mendonça Rinaldi
UNESP – Universidade Estadual Paulista, PPGDI - FAAC
Roberto Alcarria do Nascimento
Aniceh Farah Neves
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Departamento de Artes e Representação Gráfica - FAAC

“A observação diária, aliada aos conhecimentos da geometria, pode ser transformada em uma nova informação visual”.(pag.1)
“A percepção, aliada a criatividade para o desenvolvimento de agrupamentos, foi essencial para o raciocínio de análise e comparação das figuras. Para o acabamento das estruturas geradas, a observação do cotidiano estimulou o pensamento crítico e a avaliação do que estava sendo desenhado, frente às regras da geometria”.(pag.2)
“Os trabalhos produzidos reforçam as habilidades e capacidades que os alunos têm ao se deparar com a geometria, tanto nos estudos manuais como na prancheta eletrônica. A familiaridade com o desenho e com a informática não trouxe dificuldades no que diz respeito às técnicas empregadas”.(pag.2)
“É possível que apesar de construir um sólido no computador, ainda assim, o aluno não tenha clareza em relação de como este poderia ser representado em outro meio, contesta GROSSI (1999)”.(pag.3)
“Os estudos já saem com aparência de definitivos, podendo ser criados sem nenhum critério geométrico, embora se trabalhe com a geometria. Os autores ainda replicam ao discutir que o computador mascara o acaso e pode dificultar a reflexão”.(pag.3)
“O cubo, apesar de sua simplicidade e capacidade de ocupação plena dos espaços, é extremamente rico nas possibilidades de novas soluções espaciais e, quando submetido a intervenções, pode produzir uma infinidade de novas formas tridimensionais”. (pag.3)
“A simetria dos poliedros é crucial para a obtenção de estruturas diversas”.(pag.3,4)
“A combinação de poliedros pode auxiliar no planejamento de produtos diversos. O uso de

Relacionados

  • Fichamento do texto: Estruturas Geométricas: Exploração,Organizaão e Construção do conhecimento
    490 palavras | 2 páginas