FICHAMENTO ESCURRA

1163 palavras 5 páginas
“[...] este artigo, tendo como foco o trabalho do catador de papel propõe realizar algumas considerações resgatando sua compreensão enquanto população excedente, mas inserida, através da própria atividade, na lógica de acumulação capitalista”. (p.1)
“[...] mesmo na sua precariedade, a atividade dos catadores constitui o primeiro elo do circuito econômico que gira em torno da reciclagem”.(p.1)
“[...] a maioria de municípios do país convive com a existência de catadores e, apesar de não existirem dados precisos sobre seu número, reconhecem-se a tendência de crescimento da atividade e o fato de representar uma alternativa de sobrevivência para amplas parcelas de população urbana pobre”. (p.2)
“O cenário do final do século XX e o contexto da sociedade atual apresentam profundas mudanças no nível tecnológico que incidem em todos os âmbitos da vida social e no interior do mundo do trabalho”. (p.2)
“A atividade dos catadores parece remontar ao século XIX. De fato, a “multidão”, sua presença nas ruas, o deslocamento cotidiano desses personagens em Londres e Paris, foram considerados por seus contemporâneos como um fenômeno inquietante”. (p.2)
“As décadas de 70 e 80 do século XX representaram um período de reestruturação econômica e de reajuste social e político, passagem para um sistema de regulamentação político e social bem diferente, denominado por Harvey (1993) de “acumulação flexível”, em confronto direto com a rigidez do fordismo. A acumulação flexível caracteriza-se pela flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, pelo surgimento de setores produtivos novos, pela flexibilização dos produtos e dos padrões de consumo”. (p.2)
“[...] segundo Ianni (1994), na mesma escala em que ocorre a globalização do capitalismo verifica-se a globalização do mundo do trabalho, visto que as características do mercado de trabalho no fim do século XX evidenciam que se tornou realmente global”. (p.3)
“Alguns dos aspectos mais evidentes da questão social presentes

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas