FICHAMENTO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Páginas: 43 (10586 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
LIMA, Diógenes Cândido (org.). Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.


Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa


Ensino/aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: uma meta alcançável?

Rute Moreira de Brito relembra que as orientações apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) quanto às habilidades ecompetências que se objetiva alcançar no ensino de línguas estrangeiras priorizam a comunicação como instrumento fundamental, no mundo moderno, com vistas à formação pessoal, acadêmica ou profissional. Porém, levando-se em conta a escassez de recursos didáticos e de outras ordens encontrados por professores e alunos de modo que sejam desenvolvidas as quatros habilidades linguísticas – ler, falar, ouvire escrever em língua estrangeira – e que, muitos dos alunos de classe média que frequentam cursos de idioma ou aulas particulares acabam esquecendo o aquilo que aprenderam e perder a fluência com o passar dos anos (Moita Lopes, 1996, p. 131), Brito levanta os seguintes questionamentos a John Robert Schmitz: seria legítimo adotar a leitura como prioridade nas escolas, pois essa habilidade seria,segundo Moita Lopes (1996, p. 130), “a única habilidade que atende às necessidades educacionais que o aprendiz pode usar em seu próprio meio [..] e que pode continuar a usar autonomamente ao término de seu curso de língua estrangeira”? Até que ponto pode ir a autonomia do professor ao fazer um plano de curso que despreze, por assim dizer, as orientações dos PCNs quanto ao enfoque nas quatrohabilidades linguísticas? E essa mesma abordagem que prioriza a leitura como enfoque seria interessante para alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental?
John Robert Schmitz responde à primeira pergunta considerando que, devido a carga horária disponível às aulas de língua estrangeira nas escolas públicas ser bem reduzida, o professor vê-se obrigado a optar por uma das habilidades. Por essa razão, osPCNs (Brasil, 1999a) recomendam a ênfase na leitura. Ainda concorda com o fato de que, se o aluno não continuar a estudar a língua em questão, perderá a fluência. Se não tiver oportunidade de ouvir e falar, tenderá também a esquecer as regras gramaticais que assimilou e internalizou.
1. Leitura em língua estrangeira

O aluno que não tem o hábito da leitura, quem qualquer idioma, não adquirenovos conhecimentos e deixa de refletir sobre aquilo que leu. A leitura deve ser contínua, pois o texto é sempre um adversário: você concorda com ele? Concorda em parte ou discorda totalmente?
Aqui o autor discorda de Moita Lopes (1996, p.131) quanto ao que diz sobre o fato de a maioria dos alunos de classe média que frequenta cursos de idioma e aulas particulares esquecerem tudo aquilo queaprenderam e perderem a fluência com o passar dos anos. Não se pode generalizar. Muitos desses alunos utilizam a língua que aprenderam e internalizaram no trabalho e/ou na vida acadêmica, pois buscaram os cursos de idiomas com este objetivo. Outros aprenderam uma língua estrangeira porque visavam estudar no exterior e conseguiram. Logo, não se podem fazer afirmações sem conhecer todos os casos. Éverdade que nas escolas públicas o desinteresse é grande, e que certos alunos de classe média também não dão importância ao aprendizado da língua estrangeira, mas muitos alunos fazem o uso dessa língua em seu futuro, utilizando-o como diferencial para a entrada e permanência no mercado de trabalho. Além disso, a realidade atual é muito mais brasileiros falam inglês e outros idiomas do que osamericanos e os ingleses, que se acomodam falando sua língua considerada universal. Claro que também não se pode generalizar este fato.
Aborda-se também que os exames de vestibular no Brasil não trazem questões com grande nível de dificuldade. Os textos são relativamente simples, de modo que o fato de um aluno sair-se bem nas questões de vestibular de uma prova de língua inglesa não significa ser este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de ensino aprendizagem de língua inglesa
  • O ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino médio
  • A M SICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA
  • A TECNOLOGIA NO PROCESSO EDUCACIONAL E O ENSINO- APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
  • O papel da tradução no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa
  • A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA
  • A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
  • A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!