Fichamento em t pico do cap tulo 5 do livro

1793 palavras 8 páginas
FACULDADE ANHANGUERA BRASILIA
CURSO: PEDAGOGIA LICENCIATURA
PROFESSEORA: JUCILENE
ALUNAS: Luciana Barros de Souza
R.A: 564310440
Samara de Almeida Sandes
R.A: 5212957790

31 de março de 2015
Fichamento em tópico do capítulo I e II do livro “Pedagogia em Ambientes não Escolares” – Taguatinga Brasília 2015 Org. (Série Pedagogia Licenciatura). Utilizado como PLT da Disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes Não escolares do 6ª semestre de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Brasília.
TÍTULO DO CAPÍTULO - I
O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNIA: MUITOS DESAFIOS
APRESENTAÇÃO
Na página 15/16 a autora Taís Schimitz, inicia com uma reflexão sobre a profissão de pedagogo e os diferentes desafios no tocante à educação na contemporaneidade.
Destaca ainda que vivemos hoje um conflito: a educação que temos não consegue dar conta dos questionamentos do século XXI, e ainda não avançamos o suficiente para encontrarmos respostas às nossas dúvidas; dessa forma, estamos submersos num terreno pantanoso
Neste contexto, ficamos a refletir: Como modificar as estruturas simbólicos e reais sobre as quais construirmos nossa inserção social, nossa intervenção cotidiana no mundo e nossa ação nos espaços educativos que povoamos sejam eles formais, sejam eles informais? Seguramente não há receitas milagrosas para essa reestruturação.

1-1 O PEDAGOGO E A SUA IDENTIDADE
Na sociedade, fazemos parte de vários grupos, com uma certa continuidade, mesmo que transitória, nos quais o “eu” se constitui pela diferença e não pertence. Este processo de alteridade/identidade é dinâmico e ocorre tanto negando, como incorporando, reelaborando e articulando elementos de significação de polo chamando de “eu-nós”, como daquele denominador “eles”. (Castelo Branco, 2014, p.40) Marcado por contradições, esse setor revela as múltiplas capacidades de homens e mulheres para criar movimentos relacionados a projetos alternativos de educação não formal, iniciando e criando espaços mais

Relacionados

  • Fichamento Em T Pico Do Cap Tulo 5 Do Livro
    426 palavras | 2 páginas
  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas