Fichamento elster peças e engrenagens das ciencias sociais

265 palavras 2 páginas
Matheus Aquino Pirola Krüger 1ºN2
Ficha de leitura do texto ELSTER, Jon. Peças e Engrenagens das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (capítulos II, III e IV).

O texto abre afirmando que “A unidade elementar da vida social é a ação individual”, e que esta depende de dois “filtros”: o que podemos chamar de oportunidades e então quais delas serão tomadas, através da escolha racional e/ou normas sociais.
No que tange escolhas, elas “são explicadas por oportunidades e desejos”, no entanto nem sempre há espaço para que se use o segundo filtro, posição tomada por algumas escolas ditas estruturalistas.
As oportunidades parecem preceder os desejos em dois aspectos – são mais fáceis de contatar e podem influenciar o comportamento. Há casos em que os dois são influenciados por uma causa terceira, ou se influenciando entre si. Por fim, “o que explica a ação são os desejos da pessoa juntamente com suas crenças a respeito das oportunidades”, diz o autor.
A escolha racional tem um papel de instrumento, isto é, visa o melhor meio para o objetivo em questão, trazendo o melhor resultado quanto se é possível. Tal teoria visa analisar o comportamento humano, mas falha ao haver indeterminação, isto é, quando não há diferença entre as oportunidades, levando algum outro mecanismo a “preencher a brecha”. Falha também ao tomarmos uma ação consciente contrária a nossos objetivos, chamada “fraqueza de vontade”, ou até mesmo o wishful thinking, isto é, um otimismo exacerbado em comparação as situação real, mas que segundo Elster esta irracionalidade é um preço a ser pago pela motivação que

Relacionados

  • "O sentido do aprendizado na ciência humanas e suas tecnologias".
    31725 palavras | 127 páginas
  • Parâmetros Curriculares Nacionais
    35376 palavras | 142 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas