FICHAMENTO ELEMENTOS MORFOL GICOS

839 palavras 4 páginas
OS ELEMENTOS MORFOLÓGICOS DO ESPAÇO URBANO
O autor explica sobre a morfologia que é o estudo das formas, palavras e funções, interligando- a em diferentes escalas do espaço urbano na arquitetura. Essa evidencia fica clara quando ele explica que a forma e a curva em que o elemento se molda dependerá de sua função. A arquitetura tem uma finalidade, mas através de sua forma e os diferentes modos de como se estrutura é que a deixará diferente. Há exemplo também de objetos como portas, janelas, escadas que nunca mudam, a não ser a época que á caracteriza culturalmente ou em valores financeiros que esses objetos possuem. Na modernidade, a forma ultrapassa a função. É através do modo como se estrutura e se organiza que o objeto arquitetônico se comunica com o ambiente inserido.
A cidade é construída a partir do território de sua topografia disponibilizada naquele ambiente. A partir disso, especula- se o solo e o dinheiro para determinar a cidade.
Para identificar a mínima variação dos elementos construtivos nas cidades é preciso visualiza sua hierarquia de valores e selecionar objetos que fazem parte dessa linguagem nas cidades. Os objetos são divididos em duas partes que são: o de modo capitalista; que altera a imagem da cidade com anúncios, montras, etc., se tornando objetos de abundância nas áreas urbanas, e o mobiliário; que molda a paisagem com árvores, bancos, canteiros, etc.
Os edifícios moldam a cidade e através dessa organização. Constrói- se ruas, praças, canteiros que afetam de vários modos à forma da cidade. A arquitetura de um edifício se forma através de sua utilização, distinguindo- se de um modelo de representação de outra realidade.
O espaço urbano depende das formas presentes naquele meio e de como ele se agrupa. A tipologia da área determina qual construção poderá ser edificada.
O lote fundamenta o edifício e através dela registra- se o que a construção é naquele solo em que ela ocupa. O lote possui uma vasta ligação entre o edifício com o terreno.

Relacionados