Fichamento - educação de corpo inteiro

Páginas: 14 (3454 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Referência: FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1991.

1 – PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA ESCOLA DE PRIMEIRA INFÂNCIA

1.1 Educação Infantil
[...] tenho que lamentar isso, a ideia de que as crianças sejam matriculadas na educação infantil com um rumo traçado na direção das provas de vestibulares para ingresso nas faculdades. A educação infantil não é para isso,mas sim para ensinar as crianças a bem mobilizar aquilo que, na espécie humana, é seu atributo decisivo: a imaginação. (p. 16).
A ideia de ingressar a criança cada vez mais cedo na escolarização para que aprenda e se prepare para o futuro – distante – é errada, ambiciosa. A criança deve aproveitar seu tempo de imaginação. Mas também não achar que a educação infantil é um lugar de apenasrecreação, pois é um espaço de escolarização, que respeita as necessidades das crianças.

1.2 Atividade corporal e brinquedo
“Se o contexto for significativo para a criança, o jogo, como qualquer outro recurso pedagógico, tem consequências importantes em seu desenvolvimento.” (p. 19).
A criança na primeira infância é muito egocêntrica. E a escola precisa trabalhar com ela questões que a façaperder, até a segunda infância, essa autocentração. Pois futuramente, pode prejudicá-la. E o jogo é um recurso ótimo para se trabalhar o desenvolvimento.

1.3 O desenvolvimento motor

1.3.1 O papel da Educação Física no desenvolvimento infantil
Em relação ao seu papel pedagógico, a Educação Física deve atuar como qualquer outra disciplina da escola, e não desintegrada dela. As habilidadesmotoras precisam ser desenvolvidas, sem dúvida, mas deve estar claro quais serão as consequências disso do ponto de vista cognitivo, social e afetivo. (p. 21).
Dar liberdade de movimento à criança é essencial. E não querer padronizar seus movimentos. Até porque nem tudo que uma faz a outra também é capaz e precisa do interesse da mesma. Dependendo, pode até mesmo prejudicá-la. A Educação Física deser sim adotada como disciplina pedagógica.

1.3.2 Uma viagem chamada vida
“O alimento a que me refiro quando menciono o sugar é muito mais que a ingestão de leite: é a ingestão de afeto, é a fonte da sociabilidade, da cognição, da motricidade e do que mais possa existir na composição do ser humano.” (p. 23).
Desde o nascimento a criança está em adaptação. E para um melhor conhecimentode mundo, quanto mais absorver emoções, sociabilidade, motricidade, etc, mais estará se adaptando. As vezes age por impulso e às vezes intencionalmente, mas é necessário que para formar movimentos, haja compreensão e desejo, o desejo em compreender o mundo.

1.3.3 O esquema motor
Os objetos do mundo estão à nossa disposição, mas, para alcançá-los é preciso satisfazer certas exigências. Podemosassimilá-los todos, desde que paguemos o preço de nossa própria transformação, provocada pelas características dos objetos. (p. 27).
A criança realiza movimentos mais “complexos” gradativamente e conforme suas necessidades e seu corpo permitem. E a cada realização bem sucedida é uma nova descoberta, uma nova conquista. Praticar ações passa a ser uma maneira a mais para entender o mundo.1.3.4 O surgimento da linguagem
“A linguagem é fundamental, não só para a estruturação de outros atos motores.” (p. 28).
Mesmo antes da fala, a linguagem corporal está bastante elevada e só evolui. A dificuldade maior nessa fase é a complexidade da cognição que é responsável pela adaptação e transformação do indivíduo.

1.3.5 Os períodos do desenvolvimento infantil
“Finalmente, apósdiversos anos aprendendo a se movimentar, a pensar, a sentir e a se relacionar, a criança se vê em condições de estabelecer com o mundo uma relação de igualdade.” (p. 30).
A criança tenha passado pela primeira infância, corpo submisso, pelo corpo vivido, adaptando os esquemas de ação determinados por Le Bouch. Ou as etapas do Construtivismo Sequencial, determinadas por Piaget. Onde no final...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação de corpo inteiro
  • Educação e corpo inteiro
  • Educação e Corpo Inteiro
  • Educação de corpo inteiro
  • Educação Fisica de Corpo Inteiro
  • Educação de corpo inteiro
  • Resumo do livro Educação de corpo inteiro
  • RESUMO POR CAPITULO EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!