Fichamento ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORA NEA Cap 13

2338 palavras 10 páginas
ECONOMIA BRASIELEIRA CONTEMPORÂNEA – A. P. GREMAUD
Cap.13 Economia Agroexportadora
13.1 Os ciclos e a economia agroexportadora Do período Colonial (1500-1822), passando pelo Imperial (1822-1889) até a República Velha (1889-1930), a economia brasileira dependeu quase que exclusivamente do bom desempenho de usas exportações, as quais, durante todo o período, restringiram-se a algumas poucas commodities agrícolas. (o Brasil como uma economia agroexportadora) Os produtos aqui produzidos eram destinados ao mercado internacional: açúcar, algodão, café, borracha etc. (ciclos da economia brasileira – referem-se a um período de tempo marcado por um produto principal que dava dinâmica e balanço de pagamentos e nome ao ciclo). A República Velha, por exemplo, com a produção de café no Sudeste brasileiro, pode ser considerada o período áureo desse tipo de economia e do ciclo do café.
O bom desempenho da economia brasileira dependia das condições do mercado int’l dos produtos exportados, sendo a variável-chave, no império e na República Velha, o preço internacional do café. As condições desse mercado, porém, não eram controladas pelo Brasil. Apesar de ser o principal produtor mundial de café, outros países também influíam na oferta, além das grandes companhias atacadistas que especulavam com os estoques. (dependia das oscilações no crescimento mundial)
As crises internacionais causavam problemas nas exportações brasileiras de café, criando dificuldades para toda a economia do país, dado que praticamente todas as outras atividades dentro do país dependiam direta ou indiretamente do desempenho da exportação do café. Numa economia agroexportadora, a irradiação do setor exportador sobre os demais setores depende da natureza do processo produtivo e do menor/maior efeito multiplicador desse setor aqueles. O setor exportador é um setor dinâmico e possui uma rentabilidade bastante elevada. (elevada concentração dos recursos naturais e de capital,

Relacionados