Fichamento dos i e ii do livro áfrica e brascapítulos il africano, maria de mello souza

877 palavras 4 páginas
Referência bibliográfica: SOUZA, Mariana de Mello e. África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2008. pp. 11-45.

FICHAMENTO DOS CAPÍTULOS I e II “O continente africano é cercado a nordeste pelo mar vermelho, ao norte pelo mediterrâneo, a oeste pelo oceano Atlântico e a leste pelo oceano Índico” (p. 13). “Os rios são os meios de comunicação mais importantes do continente (Nilo merece destaque)” (p. 13). Em termos geográficos suas principais marcas são os desertos: Saara, Calahari, a floresta tropical, as savanas e os grandes lagos da região centro-oriental.

A África nilótica e saariana

Duas civilizações grandiosas na região do Nilo na antiguidade: * Nilo * Núbia

Berberes – variedade de povos nômades que viviam na região do deserto; criavam camelos e conhecia os oásis e os poços de água.

Rotas comerciais: * Costa do Mar mediterrâneo (portos) * Deserto do Saara e Sael (caravanas e camelos)

“Os comerciantes tuaregues ligavam toda a região do Sael [...]” (p. 16) Eles foram os principais difusores do islã por toda a região onde correspondem aos antigos impérios de Gana, Mali e Songai.
O rio Níger
“As cidades próximas ao rio Níger eram pontos de apoio ao comércio do Sael e do Saara” (imagem página 16). No delta do Níger forma-se uma rede de rios e canais interligados que fertilizavam a região e favoreciam as atividades comerciais (canoas principal meio de transporte). Do século XII ao XIX a cidade mais famosa dessa região foi Tombuctu. “Por estar à beira do deserto e ligada a uma rede de rios usados como meio de transporte” (p. 18).
“A noz-de-cola é um produto da floresta muito valorizado entre as sociedades mulçumanas. [...] Oferecida aos ilustres, não podia faltar entre os bens das pessoas de maior distinção. [...] Tinha um alto valor de troca” (p. 18).
África Ocidental
“é a região que se estende do rio Senegal ao rio Cross, mais ao sul” (p.19). “Desde o século XV, a África ocidental era habitada por uma variedade de povos,

Relacionados