FICHAMENTO DO TEXTO “O FETICHISMO NA MÚSICA E A REGRESSÃO DA AUDIÇÃO”

1431 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
CURSO DE DESIGN GRÁFICO
TURMA 2012

FICHAMENTO DO TEXTO
“O FETICHISMO NA MÚSICA
E A REGRESSÃO DA AUDIÇÃO”

Fichamento, resumo e análise de texto apresentado à disciplina Estética Visual, ministrada pelo professor Rubens Pilegi Sá, para obtenção de nota parcial.

VALDECI F. RODRIGUES JÚNIOR

Goiânia
Fevereiro de 2012
Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Artes Visuais
Curso de Design Gráfico
Prof.: Rubens Pilegi Sá
Aluno: Valdeci F. Rodrigues Júnior
Ano: 2012 – Semestre: 2

ADORNO, T. O fetichismo na música e a regressão da audição.

“As queixas acerca da decadência acerca do gosto musical são, na prática tão antigas quanto esta experiência ambivalente que o gênero humano fez no limiar da época histórica a saber: a música constitui, ao mesmo tempo, a manifestação imediata do instinto humano e a instância própria para o seu apaziguamento.” (pág. 65)

“O comportamento valorativo tornou-se uma ficção para quem se vê cercado de mercadorias musicais padronizadas. Tal indivíduo já não consegue subtrair-se ao jugo da opinião pública, nem tampouco pode decidir com liberdade quanto ao que lhe é apresentado [...]” (pág. 66)

“As categorias da arte autônoma, procurada e cultivada em virtude do seu próprio valor intrínseco, já não têm valor para a apreciação musical de hoje” (pág. 66)

“A música de entretenimento preenche os vazios do silêncio que se instalam entre as pessoas deformadas pelo medo, pelo cansaço e pela docilidade de escravos sem exigências.” (pág. 67)

“Nas queixas usuais acerca da decadência do gosto, há certos motivos que se repetem constantemente. Tais motivos estão presentes nas considerações rançosas e sentimentais dedicadas à atual massificação da música, considerando-a uma “degeneração”.” (pág. 67)

Todavia, o que então se emancipa da lei formal não são mais os impulsos produtivos que se opõem às convenções. O

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas
  • A ilha deserta
    146269 palavras | 586 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas