Fichamento do texto "ética e pesquisa" de paollo nosella

955 palavras 4 páginas
Fichamento do texto: “Ética e Pesquisa”
Autor: Paolo Nosella
Dados da obra: Conferência proferida no XIV Congresso de Iniciação Científica, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente (SP); 26 de setembro de 2002.
O tema central do artigo baseia-se na relação entre a ética e a pesquisa na história humana, esclarecendo os fundamentos desta relação e as obrigações morais existentes nos diferentes momentos vividos pelo homem em sociedade. Para elucidar o tema e chegar a discussões acerca dos problemas atuais que fazem parte desse contexto, Paolo Nosella trará tópicos desse debate na história da filosofia, e, depois, chegará às contradições do mundo pós-industrial, o qual convive com consequências sociais, devidas, muitas vezes, a um desequilíbrio entre a ética e a pesquisa. A tese defendida nesse texto pode ser demonstrada no trecho: “(...) a cada momento histórico o homem se propõe novos problemas. Existindo condições técnicas para sua solução, a possibilidade de resolvê-los torna-se uma opção, um dever, isto é, uma questão ética”.
Para iniciar a discussão, o autor diferencia a ética da moral, sendo a primeira considerada um ramo da filosofia que discute valores, e, a segunda, se refere principalmente aos hábitos e costumes de uma sociedade. Assim, segue com o início de uma análise histórica acerca da relação entre ética e ciência, começando pela filosofia clássica grega: traz a associação de Sócrates, o qual, afirmava que “uma ciência que fosse incapaz de dominar o homem e que o abandonasse à mercê os impulsos sensíveis não seria uma ciência”; Platão desenvolve essa reflexão de Sócrates, colocando a razão (ou ética humana) como um critério para delimitar elementos ilimitados, isto é, o saber; já Aristóteles, identifica o árbitro do equilíbrio entre ciência e virtude como sendo o poder político, pois este, em sua concepção, tem a função de determinar o que trará a felicidade de todos. Dessa forma, ficará clara a existência dessa relação

Relacionados