Fichamento do texto O significado sócio-histórico da profissão

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014

Fichamento do texto : O significado sócio-histórico da profissão

O processo de institucionalização do Serviço Social como profissão é explicável em função do modelo econômico vigente, baseado em uma relação antagônica entre classes, por isso a institucionalização “a institucionalização da profissão de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervençãodo Estado nos processos de regulação social.” (pagina 129).
No Brasil, decorreu devido a influência da igreja católica e do processo de industrialização que o país estava atravessando, a necessidade da presença do Estado para frear o fervoroso processo da luta dos trabalhadores como se explica no trecho do texto de Maria Carmelita Yazbek em: “ As particularidades desse processo no Brasilevidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano da vida social adquirem expressão política.” (pagina 120).
Osignificado social da profissão não é facilmente explicado a partir de sua inserção na sociedade e que por isso, para analisa-lo, é necessário situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista e um conceito que ajuda a compreender a profissão é o conceito de reprodução social, “um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceitode reprodução social que, na tradição marxista, se refere ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas deconsciência social através das quais o homem se posiciona na vida social”(pagina 127).
A reprodução das relações sociais é compreendida como uma reprodução da totalidade da vida social de um modo geral, isso englobaria não só o conceito de reprodução da vida material como na tradução marxista, mas também da reprodução espiritual ou das formas de consciência como sociedade, “é a reprodução dedeterminado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em práticas sociais, políticas, culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade.” (pagina 127).
A concepção de reprodução social apresenta a possibilidade de analisar a profissão sobre doisângulos que se apresentam de uma maneira contraditória. São eles:
“- (como realidade vivida e representada na e pela consciência de seus agentes profissionais e que se expressa pelo discurso teórico e ideológico sobre o exercício profissional; pagina 127)
- como atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que imprimem certa direção social ao exercício profissional,que independem de sua vontade e/ou da consciência de seus agentes individuais. (“pagina 128)”.
Sendo assim, pode haver “um desencontro entre as intenções do profissional, o trabalho que realiza e os resultados que produz” (pagina 128).
Isso nos permite compreender que o Serviço Social está pautado nos interesses das classes sociais (que apresentam um caráter de antagonismo devido o modelocapitalista) e as dimensões objetivas e subjetivas do trabalho do assistente social “Objetivas: no sentido de considerar os determinantes sócio-históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas. Subjetivas: no sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua consciência o significado de seu trabalho e a direção social que imprime ao seu fazer profissional.”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do texto: O significado sócio-histórico da profissão.
  • Fichamento- O significado sócio-histórico da profissão
  • Fichamento O significado sócio-histórico da profissão
  • Síntese do texto: “o significado sócio-histórico da profissão”
  • “O significado sócio-histórico da profissão”,
  • O significado sócio-histórico da profissão
  • 1 O significado socio historico da profissao
  • Significado sócio-histórico da Profissão Assistente Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!