Fichamento do texto: turismo, o desafio da sustentabilidade de marta irving.

407 palavras 2 páginas
IRVING, Marta de Azevedo. Participação – questão central na sustentabilidade de projetos de desenvolvimento. In: AZEVEDO, Julia. Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002. p. 35-45.

Irving possui formação interdisciplinar com graduação em Biologia (Economia/Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1981). Mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade de Southampton (UK) em 1983, na temática de gestão de ecossistemas costeiros. Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (1991) em gestão de ecossistemas costeiros sob a ótica de planejamento e controle de poluição. Pós doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris (2004-2005) e no Departamento de Homens, Naturezas e Sociedade (2008) sobre a temática da gesta da biodiversidade e inclusão social. Pesquisadora especializada na discussão da temática do desenvolvimento vinculado às relações sociedade-natureza e suas interfaces com a reflexão sobre inclusão social e governança democrática.

(RESUMO DA OBRA)

- “O presente trabalho objetiva contribuir para a reflexão sobre a temática da participação associada ao desafio de operacionalização das premissas de descontinuidades políticas significativas, níveis marcantes de concentração de renda e desigualdades sociais. [...] também discutir questões referentes à sustentabilidade de projetos de desenvolvimento, tomando por base as vantagens comparativas do processo participativo em substituição aos modelos tradicionais de administração centralizada. [...]” (IRVING, 2002, p. 35)
-“[...] A questão é como as sociedades podem modelar seu desenvolvimento de maneira a preservar as pré-condições de desenvolvimento para as futuras gerações. Essa maneira de colocar o problema implica não apenas na abordagem de eficiência

Relacionados

  • Tecnico Integrado em Eletrotecnica
    57230 palavras | 229 páginas
  • automação
    54266 palavras | 218 páginas