Fichamento do Texto - Introdução ao Estudo do Método de Marx - José Paulo Neto

Páginas: 7 (1697 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS





INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO MÉTODO DE MARX
JOSÉ PAULO NETO – FICHAMENTO – SOCIOLOGIA II.





LARISSA CABRAL









Goiânia
2013
O método de Marx: uma longa elaboração teórica.

(Introdução e análise histórica da trajetória de Marx).
“Marx (1818 - 1883) inicia sua trajetória teórica em 1841, aos 23 anos,ao receber o titulo de doutor em filosofia pela Universidade de Jena. Mas é entre 1843 e 1844, quando se confronta polemicamente com a filosofia de Hegel, sob a influência materialista de Feuerbach, que ele começa a revelar o seu perfil de pensador original.” NETO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo : Expressão Popular, 2011.( p. 16)

“Com o estímulo provocadopelas formulações de Engels acerca da economia politica, Marx vai direcionar as suas pesquisas para a análise concreta da sociedade moderna [...] a sociedade burguesa. [...] O problema central do estudo de Marx é a consolidação, o desenvolvimento e as condições de crise da sociedade burguesa, fundada no modo de produção capitalista”. (NETO, 2011, p. 17)

Teoria, método e pesquisa.

(Osignificado que teoria tem para Marx, definição de essência: o estudo da estrutura e dinâmica do objeto de pesquisa, método dialético).

Segundo, (José Paulo Neto, 2011), “para Marx, a teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento, [...] a teoria se distingue e tem especificidades: o conhecimento teórico é o conhecimento do objeto – de sua estrutura e dinâmica – tal como ele é em si mesmo, na suaessência real e efetiva, independentemente dos desejos, das aspirações e das representações do pesquisador. A teoria é a reprodução ideal do movimento real do objeto pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e dinâmica do objeto de pesquisa. E esta reprodução (que constitui o conhecimento teórico) será tanto mais correta e verdadeira quanto mais fiel o sujeito for do objeto. [...]Assim, a teoria é o movimento real do objeto transposto para o cérebro do pesquisador – é o real reproduzido e interpretado no plano ideal”.



- Citação de Marx sobre seu método dialético e a concepção hegeliana de dialética:

“Meu método dialético difere do método hegeliano, sendo ele inteiramente oposto. Para Hegel, o processo do pensamento [...] é o criador do real, e o real é apenassua manifestação externa. Para mim, ao contrario, o ideal não é mais do que o material transposto para a cabeça do ser humano e por ele interpretado (Marx, 1968 p.16”; apud. Neto, 2011, p.21, itálicos não originais).

- Objeto da pesquisa de Marx:

“O objeto da pesquisa (a sociedade burguesa) tem existência objetiva; não depende do sujeito, do pesquisador, para existir. O objetivo dopesquisador, indo além da existência fenomênica, [...] é aprender a essência (ou seja, a estrutura e a dinâmica) do objeto. Numa palavra: o método de pesquisa que propicia conhecimento teórico, partindo da aparência, visa alcançar a essência do objeto. [...] capturando sua estrutura e dinâmica, por meio de procedimentos analíticos e operando a sua síntese, o pesquisador reproduz no plano do pensamento;mediante a pesquisa viabilizada pelo método, o pesquisador reproduz no plano ideal a essência do objeto que investigou. O objeto da pesquisa tem uma existência objetiva, que independe da consciência do pesquisador, mas, o objeto de Marx é a sociedade burguesa – um sistema de relações construído pelos homens [...] e para Marx, o papel do sujeito é essencialmente ativo: precisamente para aprender a suaessência, a sua estrutura e dinâmica, (para apreendê-lo como um processo)”. (Neto, 2011, p.23 - 25), “o produto da ação reciproca dos homens” (Marx, 2009, p.244 apud; Neto, p.23).
“Entretanto, essa característica que exclui qualquer pretensão de neutralidade, não exclui a objetividade do conhecimento teórico: a teoria tem uma instancia de verificação de sua verdade, instancia que é a pratica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução ao Estudo do Método em Marx
  • Resenha de Introdução ao Estudo do Método de Marx
  • NETTO, José Paulo. Introdução ao método da teoria social
  • Introdução ao método da teoria social josé paulo netto
  • Jose paulo neto
  • Resenha – Introdução ao Estudo do Método da Teoria de Marx
  • fichamento capitalismo monopolista e serviço social josé paulo neto
  • FICHAMENTO JOSÉ PAULO NETTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!