Fichamento do texto Globalização e Desenvolvimento Fernando Alcoforado

4642 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO
CURSO DE GEOGRAFIA
Disciplina de Geografia Econômica e dos Fluxos

Fichamento do texto “Globalização e desenvolvimento”.

Aluno: Álvaro Xavier Santos Pastor

Fichamento do texto “Globalização e desenvolvimento”.
ALCOFORADO, Fernando. Globalização e Desenvolvimento São Paulo: Nobel, 2006
Pag. 18 e 19
(...) “A camada inferior, a mais ampla, de uma economia extremamente elementar e basicamente autossuficiente, que denominou de vida material, a camada da não economia, o solo em que o capitalismo crava suas raízes, mas na qual nunca consegue penetrar. Acima dessa camada, vem o campo da economia de mercado, com suas muitas comunicações horizontais entre os diferentes mercados em que há uma coordenação automática que liga a oferta, a demanda e os preços. Depois dessa camada e acima dela, vem a zona do antimercado onde circulam os grandes predadores e vigora a lei das selvas. Esse – hoje como no passado, antes e depois da revolução industrial – é o verdadeiro lar do capitalismo.”
Pag. 19
“Segundo Arrighi (1996), em parte alguma do planeta essa metamorfose aconteceu, à exceção da Europa onde algumas nações foram impelidas à conquista territorial do mundo e à formação de uma economia mundial capitalista poderosa e verdadeiramente global. Considera ainda que a transição importante que precisa ser elucidada não é a do feudalismo para o capitalismo mas a do poder capitalista disperso para um poder concentrado, e que o aspecto mais importante desta transição é a fusão singular do Estado como capital, que em parte alguma se realizou de maneira mais favorável ao capitalismo do que na Europa”
“Apoiando-se em Braudel, Arrighi (1996) acrescenta que o capitalismo só triunfa quando se identifica com o Estado, quando é o Estado. Em sua primeira grande fase, a das cidades-estado italianas de Veneza e Gênova e Florença, o poder estava

Relacionados