Fichamento do texto: frade, isabel cristina da silva. alfabetização hoje: onde estão os métodos? 2003

1438 palavras 6 páginas
Pag. 17 – O fenômeno da alfabetização é social, político, pedagógico, psicológico, antropológico, histórico e lingüístico. O letramento para Magda Soares é ação de ensina/aprender/ a ler e escrever. Letramento comporta o conceito de alfabetização, mas que alfabetização supõe ações específicas para ensinar a ler e escrever. Se este é um fenômeno social, devemos trazer para o espaço escolar os usos sociais da escrita e perceber que a vivencia e participação podem alterar as condições de alfabetização.
Pag. 18 – Empreende-se uma luta contra o direcionamento das aprendizagens, contra a decodificação, instrução e memorização. Não há uma única estratégia metodológica que vale para todos os discentes. Não são só métodos que definem o aprendizado. Outra questão é verificar como os professores se constroem/desconstroem conhecimentos e compreender determinados ordenamentos metodológicos, a partir do oficio e saberes do alfabetizador. E ressaltar que alguns conhecimentos são construídos dentro da sala de aula e dentro do campo pedagógico precisam ser retomados em nossas pesquisas e práticas.
Pag. 19 – Anne- Marie Chartier e Jean Hébrard (2001) destacam que as disputas entre métodos, na história da alfabetização, aconteceram em um debate acalorado que envolvem mais conflitos de opinião do que um exame racional das realidades e das questões. Ressaltam que a palavra “método” tanto pode designar um livro, um tratado elementar, como um conjunto de princípios pedagógicos, psicológicos ou lingüísticos que definem objetivos e meios adequados para atingi-los Salientam que os processos de apropriação desses métodos pelos professores podem sofrer diversas alterações. Também para Magda Soares a existência de princípios gerais retirados das diversas ciências contemporâneas são compatíveis com tendências sociointeracionista e construtivista.
Pag. 20 – Em algum momento histórico, método e livro de alfabetização passam a ter uma vinculação estreita, o que faz com que muitos professores,

Relacionados

  • Brincando se aprende: A importância do lúdico na aquisição da leitura e escrita
    11287 palavras | 46 páginas
  • Meios Atores E Processos Em Ead
    122811 palavras | 492 páginas
  • Kant
    126273 palavras | 506 páginas