Fichamento do texto: De Qual Comunicação Estamos Falando? in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) – Teorias da Comunicação. Vozes

858 palavras 4 páginas
Universidade de Brasília
Faculdade de Comunicação
Professor: Luiz C. Martino
Aluna: Larissa Queiroz Saviolli
Matrícula: 13/0119652

Fichamento do texto: De Qual Comunicação Estamos Falando? in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) – Teorias da Comunicação. Vozes.

Para se definir o que é comunicação é necessário se comunicar. Parece óbvio, mas a comunicação não se restringe apenas ao diálogo entre duas pessoas, numa relação direta e imediata. Pelo contrário, os animais e máquinas também estabelecem uma relação que pode ser chamada comunicação, assim como a feita visualmente assim como a gestualmente.
A palavra se originou num contexto religioso onde o isolamento era a condição normal em que as pessoas se encontravam. Foi de uma nova prática, a da reunião de toda a comunidade para as refeições que a palavra tomou seu real significado: ‘communicatio’ do latim, uma atividade realizada em conjunto. Foi então esse rompimento do isolamento que caracterizou primeiramente a comunicação.
Pode-se também distinguir a comunicação da “participação platônica”: o fato de duas coisas terem propriedades em comum não as fazem se comunicar, assim como a simples reunião e a práxis social também não. Decompor o termo comum + ação traz assim, a acepção mais fundamental do termo, que seria uma ação em comum, um algo em comum ou um mesmo objeto de consciência. Comunicação exprime uma relação entre consciências.
Dos dicionários também se pode obter várias significações e dentre as mais correntes podemos observar: a comunicação como o estabelecimento de relações entre pessoas ou coisas, transmissão de signos, troca de ideias, informações, pensamentos, sentimentos através da fala, gestos, imagens seja de forma direta ou através de meios técnicos ou tecnológicos.
Alguns outros sentidos que foram substantivados, como a mensagem e a informação, são comunicação de modo relativo. Uma informação ou mensagem só podem ser comunicação em relação àqueles que possam entender seu

Relacionados

  • De qual com esta falando
    810 palavras | 4 páginas
  • Plano de Assessoria para o Terceiro Setor
    49757 palavras | 200 páginas