Fichamento do texto de GARCIA MORENTE sobre John Locke.

Páginas: 3 (665 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Colégio Pedro Segundo
Filosofia







Mateus Rodrigues dos Santos Frango n°24
Turma: 2210








Fichamento do texto de GARCIA MORENTE sobre John Locke.Duque de Caxias
outubro/2014

“O empirismo inglês se inicia com John Locke. A filosofia, no momento em que vem ao mundo filosófico John Locke, é ainda predominantemente cartesiana.”“Um ponto de vista idealista é dominante já na filosofia; porém não somente o ponto de vista idealista em geral, mas, também, a concreta solução dada por Descartes ao problema metafísico”
“ExtraiDescartes uma metafísica das três substâncias: a substância pensante (a alma), a substância extensa (o corpo) e Deus, substância infinita criadora.”
“Essa triplicidade da substância dominaabsolutamente na filosofia quando chega Locke. O ponto de partida de Locke é, pois, o ponto da filosofia cartesiana.”
“Inicia seu trabalho filosófico perguntando-se: qual é a essência, qual é a origem, qual é oalcance do conhecimento humano?”
“O conhecimento se constitui por meio de ideias. Toma Locke a palavra "ideia" num sentido que nem antes nem depois dele teve na filosofia; toma-a como tradução emlíngua moderna da palavra latina cogitatio, usada por Descartes. Para Descartes, cogitatio é pensée, pensamento, e pensamento é todo fenômeno psíquico em geral.”
“Locke parte de uma distinção que fizeraDescartes entre as ideias. Descartes distinguira três grupos de ideias: umas que ele chamava adventícias, outras que chamava fictícias e outras inatas.”
“As ideias adventícias são as que sobrevêm emnós postas pela presença da realidade externa; as ideias fictícias são as que nós mesmos, por meio de nossa imaginação, formamos na alma; as ideias inatas são as que constituem o acervo próprio doespírito, da mente, da alma; são as que estão na alma sem que as tenha posto nenhuma coisa real nem tenham sido formadas por nossa imaginação.”
“O ponto de partida consiste: primeiro, em negar que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento: john locke
  • Fichamento segundo tratado sobre o governo john locke
  • Fichamento John Locke
  • Fichamento john locke
  • Slide texto john locke
  • Fichamento john locke
  • COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO “SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL”, DE JOHN LOCKE
  • Resumo sobre John Locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!