Fichamento Do Texto CULTURA UM CONCEITO ANTROPOL GICO DE ROQUE DE BARROS LARAIA

891 palavras 4 páginas
Aline Ayumi Oshita 1º Termo B
Ciências Humanas e Sociais
Fichamento do texto: “CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO” DE ROQUE DE BARROS LARAIA
“Desde a antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos.” (Pg.13)
A muito tempo já se tentavam explicar sobre este assunto de como as pessoas se comportam e se as variações dos ambientes físicos têm alguma influência nos comportamentos, isso era discutido e observado.
“Os povos do sul têm uma inteligência aguda, devido à raridade da atmosfera e ao calor; enquanto os das nações do Norte, tendo se desenvolvido numa atmosfera densa e esfriados pelos vapores dos ares carregados, têm uma inteligência preguiçosa.” (Pg.14)
Conforme este trecho Marcus V. Pollio um arquiteto romano, afirma que cada região com suas variações climáticas tem uma influência no desenvolvimento da inteligência de cada habitante.
Quanto mais calor mais seria o desenvolvimento e quanto mais frio mais preguiçosa seria este mesmo desenvolvimento, o clima no caso seria o principal fator pelo qual determinaria como se desenvolveria a inteligência.
“Esta comparação pode começar pelo sentido do trânsito na Inglaterra, que segue a mão esquerda; pelos hábitos culinários franceses, onde rãs e escargots (capazes de causar repulsa a muitos povos) são considerados como iguarias, até outros usos e costumes que chamam mais a atenção para as diferenças culturais.” (Pg.15)
Neste trecho percebemos que, o que pode ser normal para certas pessoas de uma cultura pode ser extremamente mal vista ou causar estranheza para outra de uma cultura diferente. Não é porque é de uma mesma cultura que as pessoas vão se comportar da mesma forma, cada região tem sua diferença, um costume e um modo de pensar.

“Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, "não existe correlação

Relacionados