Fichamento do texto: ADORNO E A EXPERIÊNCIA FORMATIVA

1857 palavras 8 páginas
Fichamento do texto: ADORNO E A EXPERIÊNCIA FORMATIVA

A educação não e necessariamente era fator de emancipação. Numa época em que educação,ciência e tecnologia se apresentam como passaportes para um mundo "moderno" conforme os ideais de humanização, estas considerações de Theodor W Adorno podem soar como um melancólico desanimo.
Parafraseando Adorno no ultimo parágrafo da Mínima moralia, quanto mais a educação procura se fechar ao seu condicionamento social, tanto mais ela se converte em mera presa da situação social existente. E a situação do "sonho de uma humanidade que torna o mundo humano, sonho que o próprio mundo sufoca com obstinação na humanidade
O essencial é pensar a sociedade e a educação em seu devir. Só assim seria possível fixar alternativas históricas tendo como base a emancipação de todos no sentido de se tornarem sujeitos refletidos da historia,aptos a interromper a barbárie e realizar o conteúdo positivo, emancipatorio, do movimento de ilustração da razão.
Dedicação e abertura total frente ao objeto, frente a coisa — assim poderíamos resumir a atitude de Adorno. Como num dialogo com Wittgenstein, procura evitar o emudecimento do que aparentemente não pode se expressar, teimando em dizer o indizível. Não se detém face ao objeto que parece natural, aponta limitações objetivas, confrontando-nos com dificuldades ocultas e complicando soluções fáceis.
A influencia de Adorno e crescente, como acontece em maior ou menor medida ao conjunto chamado Escola de Frankfurt. Nem poderia ser diferente: um pensador comprometido com os problemas do trabalho social e da sociedade de classes (ao contrario de Habermas), que não se encontra praticamente tolhido por uma forma social concreta de sujeito histórico (partido etc.) não poderia ser mais atual em tempos de "queda do muro". Ainda mais quando provem da "cultura burguesa" e argumenta de modo intelectualmente inconteste para os seus adversários, apologias da inevitabilidade da formação social burguesa

Relacionados