FICHAMENTO DO TEXTO “LUZ: NATURAL E ARTIFICIAL”

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
UnB-FAU
Departamento de Tecnologia
Disciplina Conforto Ambiental Luminoso
Profª. Cláudia Naves David Amorim
Aluna: Vanessa Cristine Silva Cardoso

FICHAMENTO DO TEXTO “LUZ: NATURAL E ARTIFICIAL” - Lorenzo Cremonini

Por ser parte integrante de qualquer espaço vivenciado pelo ser humano, a luz era relacionada com os ambientes e também com as formas. Além disso, ela deveria trazer algumsignificado marcante a esse espaço, seja ele simbólico, inter-relacionado com a natureza ou que simplesmente mexesse com as emoções humanas. Nos tempos antigos, a luz era muito ligada à religião e participava do conflito entre o Bem e o Mal; opositora às trevas. Cada vertente religiosa tinha a luz ligada a uma manifestação divina, tanto como forma de salvação, quanto símbolo de intelectualidade efenômenos da natureza.
Com o passar do tempo e necessidade de proteção e moradia, o homem começou a explorar a luz da forma mais viável à sua época. Ela passou a ter o significado de proteção ou exposição e a ser divisora de espaços internos e externos – dependendo de sua intensidade luminosa. Deste modo, foi possível aliá-la às inovações tecnológicas do período e assim construir espaçoscobertos e iluminados de acordo com cada costume de cada um dos povos (pré-históricos, gregos, romanos, egípcios, românicos, bizantinos, etc.). Esse fato permitiu que todos eles tivessem uma identidade própria que os identificasse em meio aos outros (como por exemplo as cavernas; as gigantescas dimensões e fachadas dos templos; os pátios, jardins, arcos e interiores; as pirâmides; harmonia entre todos osvolumes e elementos; os mosaicos e cúpulas, respectivamente). Ao passar para os períodos Gótico, Renascentista, Barroco e Maneirista, a luz se estruturou de vez na arquitetura. Ideias dos povos antigos foram melhoradas e aplicadas às novas concepções do uso da luz, tendo em vista as cores e as formas que ela poderia refletir. O Gótico fez uso dos vitrais coloridos e da verticalidade muito alémdas proporções humanas; o Renascimento usou de suas janelas/portas simétricas e cúpulas iluminadas; o Barroco e o Maneirismo usaram de um maior estudo da luz e da sombra para ver os efeitos que elas causavam quando batiam nas construções, pois acreditavam que arquitetura e luz andavam juntas; o Rococó revolucionou o uso da luz ao ter a ajuda de espelhos que a refletissem no ambiente.
Após aRevolução Industrial, os espaços passaram a ter maior emprego tecnológico e funcionalidade. Logo, o ferro e o vidro proporcionaram um maior grau de luz natural nos interiores com o uso de grandes vãos envidraçados, além de mais possibilidades de construção com a chegada do concreto. A luz artificial também se fez presente como moduladora dos espaços internos, principalmente com a Bauhaus, pois “não erasó a forma que modelava a luz, mas também vice-versa”. Vidros coloridos faziam uma mistura de cores e texturas nos reflexos; a luz destacava também os volumes, formas e perspectivas, configurando outra forma de aproveitamento tanto externamente quanto internamente. Um dos problemas da descoberta dos envidraçados foi a fragilidade deles aos efeitos térmicos da radiação solar juntamente com a baixacapacidade de isolamento da placa de vidro. Uma boa solução foi colocar vidro no lado oposto ao da radiação e criar novas formas de iluminar o lado comprometido pela falta de luz natural, seja elas por reflexão da luz ou iluminação artificial criativa.
Com isso, a maneira mais eficaz de proteção dos vidros desde então foi o uso do brise soleil por Le Corbusier, pois além de proteger da radiaçãodireta, ele minimiza a absorção térmica e economiza o uso de ventilação artificial no espaço interno pela ação do efeito estufa. Essa descoberta modernista levantou a questão de que deveria haver um melhor estudo da luz e de qual a sensação que ela causaria nas pessoas, tendo em vista sempre o bem-estar. Assim, para que a arquitetura usufruísse bem da luz, ela deveria ter a melhor forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Luz Natural
  • Fichamento Luz
  • Fontes Artificiais de Luz
  • Evolução da luz artificial
  • Polímeros naturais e artificiais
  • Imanes naturais e artificiais
  • alvenarias artificiais e naturais
  • Materiais Naturais Artificiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!