Fichamento do primeiro capítulo do livro do celso furtado e do caio prado

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
A expansão comercial na Europa e seu intenso crescimento se decorrem, a partir do século XI e alcança seu elevado grau de desenvolvimento no século XV, contudo é importante sabermos que esse episódio constitui a ocupação econômica das terras americanas, não foi apenas deslocamentos causados por consequências populacionais de pressão demográfica ou por grandes rupturas causadas por movimentos deum sistema que tivesse seu equilíbrio sustentado pela força, mais foi sim a sua maior realização, pois reestabeleceu na segunda metade do século as linhas orientais de abastecimento de produtos que outrora foi impedida pelos turcos e contornou ainda o obstáculo do império otomano.
Para nos situarmos no século XV temos o desenvolvimento econômico de Portugal, através da exploração da CostaAfricana, afinal era de lá que ele conseguia trabalhadores, temos os principados, sendo a união e a unificação do controle da oferta de mercadorias, pois era de interesse da burguesia, a expansão agrícola nas Ilhas do Atlântico a abertura das rotas marítimas das Índias Orientais, Temos o Pacto Colonial que se tornou o elemento básico constituinte da população mercantilista, temos o Mercantilismo formandoos Estados da Era Moderna, em grande parte independente das vicissitudes crescente criadas ao comércio do mediterrâneo oriental pela penetração Otomana. A produção de açúcar, e da madeira em São Tomé alcançou seus pontos altos na segunda, metade do século XV, nesse momento vivia-se o Ciclo do Açúcar, que era uma especiaria na Europa e se tornava ato de revenda, pois como as colônias Brasileirasestavam sobre o poder de Portugal o mesmo comercializava, pois para cada país o açúcar tinha uma utilidade e um processo o Brasil servia para extrair o produto bruto a Holanda era usada para refino e ainda assim conservavam suas fontes de abastecimento nas Ilhas do mediterrâneo Oriental intactas. O mesmo se pode dizer do comércio das especiarias das Índias. O ciclo do açúcar foi o esteio dacolonização, que mais de retorno financeiro a Portugal.
A legenda de riquezas inapreciáveis por descobrir corre a Europa e suscita um enorme interesse pelas novas terras. Esse interesse contrapõe Espanha e Portugal “donos” dessas terras, ás demais nações Europeias. A partir desse momento a ocupação da América deixa de ser um problema exclusivamente comercial: intervém nele importantes fatores políticos. Oinício da Ocupação econômica no território brasileiro é em boa medida uma consequência da pressão politica exercida sobre Portugal e Espanha pelas demais nações europeias. A miragem do ouro que existia no interior das terras do Brasil á qual não era estranha à pressão crescente dos franceses pesou seguramente na decisão tomada de realizar um esforço relativamente grande para conservar as terrasamericanas. Sem embargo, os recursos de que dispunha Portugal para colocar improdutivamente no Brasil eram limitados e dificilmente teriam sido suficientes para defender as novas terras por muito tempo. A Espanha, cujos recursos eram incomparavelmente superiores, teve que ceder á pressão dos invasores em grande parte das terras que lhe cabiam pelo Tratado de Tordesilhas. Para tornar mais efetiva adefesa de seu quinhão, foi-lhe necessário reduzir o perímetro deste. Demais, fez-se indispensável criar colônias de povoamento com fins de abastecimento e de defesa, ou seja, o conceito básico das colônias de povoamento é contestado por alguns historiadores, para eles, “não existe como colonizar uma terra sem explora-la e não há outra forma de exploração na qual não seja feito um povoamento dolugar”. De acordo com estes estudiosos, “o conceito de colônia de povoamento foi inventado pelos Europeus para amenizar o próprio sentido da colonização, que nada mais é do que a exploração de outras nações”.
Os Traços de maior relevo do primeiro século da história americana estão ligados a essas lutas em torno de terras de escassa ou nenhuma utilização econômica. Espanha e Portugal se creem com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento livro caio prado
  • Resenha comparativa Caio Prado Junior e Celso Furtado
  • Resumo do primeiro capitulo do livro formação econômica do brasil de celso furtado
  • Fichamento do livro O que é filosofia
  • Raízes do Subdesenvolvimento, Celso Furtado
  • Analisando Raymundo Faoro, Caio Prado Jr e Celso Furtado
  • fichamento sobre o livro O que é filosofia de Caio Prado Junior
  • Fichamento do livro O que é cinema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!