Fichamento do Livro

Páginas: 24 (5800 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
 - UNIVERSIDADE DE UBERABA












































Uberaba
2012
- UNIVERSIDADE DE UBERABA




















FICHAMENTO E RESUMO DO LIVRO
























Uberaba
2012
FICHAMENTO DO LIVRO: VIDAS SECAS
Aluno: Thaison Talles Félix
RA: 5123162
Curso: Engenharia civilProfessora: Gilcelene Matayoshi Galvão

Ficha Bibliográfica
Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
36ª edição
Editora: Record
Ano: 1938

Conteúdo da Obra
Vidas Secas é um romance de Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em 1938. O livro, narrado em terceira pessoa, aborda uma família de retirantes do sertão brasileiro, sendo a sua vida sub-humana condicionadadiante de problemas sociais como a seca, a pobreza, e a fome, e, consecutivamente, a sucessão de sentimentos e emoções que suas condições lhes obrigam a viver, ao procurar formas de sobrevivência, criando, assim, uma ligação muito forte com a situação social do Brasil de hoje.

Análise da Obra
Tipos de Narrador
No romance "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, a narração é feita em terceira pessoa,com narrador ciente de tudo. Podendo conter discursos indiretos livres. É o próprio narrador que revela os sentimentos dos personagens através de falas interiores. O foco narrativo ganha destaque ao transformar em palavras as aflições e pensamentos das personagens.
"... Aí, a coleira diminuiu e Fabiano teve pena". (Cap. 01 – Mudança).

Tempo da Narrativa
O tempo de narrativa varia em duassecas. A primeira que traz a família para a fazenda e a segunda que a leva para o Sul.
“... Sinhá Vitória é saudosista. Lembra-se de acontecimentos antigos, até ser despertada pelo grito da ave e ter a ideia de transformá-la em alimento". (Cap. 01 – Mudança).

Espaço da Narrativa
O espaço é físico, refere-se ao sertão nordestino, detalhado pelo autor.
“... na lagoa seca, torrada, coberta decaatingas e capões de mato". (Cap. 11 – O soldado Amarelo).

Crítica
A obra de Graciliano Ramos nos faz refletir sobre a situação social do sertão nordestino na primeira metade do século XX, a qual não se difere mundo da atual. O texto é amplamente detalhado e nos faz sentir como se estivéssemos presenciado as situações descritas. A humanização da cachorra Baleia, a não nomeação dos meninos e ainterpretação de Fabiano e Sinhá Vitória como seres brutos nos faz perceber que a vida levada por várias famílias de sertanejos é desumana e até animais são capazes de produzir pensamentos mais inteligentes do que os dos seus donos. É incrível como o autor capta cada expressão das personagens e transmite isso à obra em um texto claro e objetivo com a introdução de uma linguagem que usa termostípicos da região nordeste, porém com um tom culto e bem elaborado.
Vidas Secas, entretanto, é um livro que transmite perfeitamente a identidade do interior do Brasil aos seus leitores e é uma ótima opção de leitura a jovens e adultos que buscam uma aventura real e totalmente brasileira.


RESUMO DO LIVRO
VIDAS SECAS – GRACILIANO RAMOS

CAPÍTULO I — MUDANÇA
Fabiano e sua família fogem da seca.Sinhá Vitória carrega o menino mais novo, na cabeça leva o baú de folha de zinco, e em cima dele, o papagaio. O menino mais velho caminha cansado, e a cachorra Baleia vai à frente, desvendando caminhos.
O menino mais velho se quebra de cansaço, o pai pensa em abandoná-lo, mas fica com pena dele, coloca-o nas costas e prosseguem. Não sabem para onde ir. Angustiados, matam a fome com o sacrifício dopapagaio (símbolo da fala e da comunicação).
Ausente do companheiro, a cachorra Baleia tomou a frente do grupo. Abalada, as costelas à mostra, corria ofegando, a língua fora da boca. E de quando em quando se detinha, esperando as pessoas, que ficavam para trás.
Ainda na véspera eram seis sobreviventes, contando com o papagaio. Morreu na areia do rio, onde haviam descansado, à beira de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro
  • Fichamento do Livro
  • Fichamento Do Livro
  • Fichamento Do Livro
  • Fichamento de livro
  • Fichamento do livro
  • fichamento de um livro
  • fichamento livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!